Different contexts of teaching of biology in Brazil from 1970 to 2010
Keywords:
Teaching Science. Teaching of Biology. Historical context.Abstract
This text provides an overview on the history of biology teaching in Brazil, from 1970 to 2010. To this end, it is divided for decades in order to highlight key facts considered in the teaching of this curriculum component. The 1970s has its focus on experimentation and experience of the scientific method; the 1980s is characterized by the processes of scientific research and training of cognitive and social abilities. The guidelines and the national curriculum guidelines for high school marked the 1990s and the parameters most high school curriculum and national curriculum guidelines for high school characterized the first decade of this century.Downloads
References
BIZZO, N. Ciências biológicas: orientações curriculares para o ensino
médio. Brasília: MEC/SEB, 2004. p.148-169.
BORGES, G. L. A. Utilização do método científico em livros didáticos de
ciências para o 1º grau. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação. Unicamp, Campinas, São Paulo, 1982, 381p.
BRASIL, Reforma do Ensino Superior. Lei nº 5540, de 28 de novembro de
Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília, DF, 1968.
BRASIL, Lei nº 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF, 1971.
BRASIL, Coletânea de Leis, Pareceres, Decretos-lei, Resoluções e
Portarias. Ensino. Uberlândia, UFU, 1980, 1986, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de
de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Resolução CEB n. 2, de 7 de abril de 1998a.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Resolução CEB n. 3, de 26 de junho de 1998b.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e
Tecnológica (SEMTEC). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e
Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da
Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da
Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
CICILLINI, G. A. História e Memória da Prática de Ensino de Biologia:
inovações e mudanças. In: SELLES. S. E. e FERREIRA, M. S. (Orgs.).
Formação docente em Ciências – memórias e práticas. Niterói, RJ: Eduff,
p. 93-103
DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. A. P. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1990. (Coleção magistério 2º grau. Série
formação do professor).
FRACALANZA, H. O conceito de ciência veiculado por atuais livros didáticos de Biologia. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de
Educação. Unicamp, Campinas, São Paulo, 1982, 201p.
FRACALANZA, H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino
de Ciências no Brasil. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de
Educação. Unicamp, Campinas, São Paulo, 1992, 304p.
FRACALANZA, H. Histórias do ensino de biologia no Brasil. In: SELLES,
S. E. et. al. (Orgs). Ensino de biologia: histórias, saberes e práticas
formativas. Uberlândia: EDUFU, 2009. p. 25-48.
GOUVEIA, M. S. F. Cursos de Ciências para professores do 1º grau:
elementos para uma política de formação continuada. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Unicamp, Campinas, São Paulo, 1992, 283p.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU:
Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora
Harbra Ltda, 1996.
NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L. e MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais.
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.39, set.2010, p.225-249.
RODRIGUES, M. L. B. e MENDES SOBRINHO, J. A. C. Aspectos
históricos do ensino de Ciências Naturais de 5ª a 8ª série do ensino
fundamental. In: MENDES SOBRINHO, J. A. C. (Org.) Práticas
Pedagógicas em Ciências Naturais: abordagens na escola fundamental.
Teresina: EDUFPI, 2008.
SANTOS, A. R. R. e MENDES SOBRINHO, J. A. C. Contextualizando o
Ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais. In: MENDES SOBRINHO,
J. A. C. (Org.) Práticas Pedagógicas em Ciências Naturais: abordagens na
escola fundamental. Teresina: EDUFPI, 2008.
SILVA, E. P. Q. A invenção do corpo e seus abalos: diálogos com o ensino
de biologia. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação.
Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2010, 201p.
THEÓPHILO, I. M. e MATA, M. F. Ensino de ciências. Fortaleza: Brasil
Tropical, 2001. (Coleção para professores nas séries iniciais).
VIANA, I. O. A. A formação de docentes no Brasil: história, desafios atuais e futuros. In: RIVERO, C. M. L. e GALLO, S. (orgs.) A formação de
professores na sociedade do conhecimento. Bauru: Edusc, 2004, p. 21-54.
VIEIRA, S. L. e FARIAS, I. M. S. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Plano Editora, 2003.