Mapas conceituais: uma possibilidade para o estudo dos modelos atômicos em aulas de Química
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8054Mots-clés :
Escrita. Mapas conceituais. Educação Básica. Química.Résumé
O estudo dos modelos atômicos em aulas de química é fundante para a compreensão de fenômenos mais complexos. Entretanto, conforme pode ser visto nas pesquisas da área, os estudantes tendem a memorizar os conceitos, o que dificulta a relação com outros conhecimentos. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo investigar as potencialidades e as relações intertextuais estabelecidas a partir do estudo de modelos atômicos em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Dourados-MS. A partir de uma sequência de aulas envolvendo experimentação, leitura de um texto de divulgação científica e produção textual, foi possível repensar as práticas que comumente são realizadas. O foco da análise se deu em torno do mapa conceitual produzido ao final da última aula, percebendo as relações intertextuais estabelecidas e as potencialidades dessas atividades. Os resultados mostraram que, de modo geral, os estudantes compreenderam a dinâmica dos mapas conceituais e conseguiram organizar o conteúdo de modelos atômicos a partir desta ferramenta, possibilitando diferentes relações intertextuais. Além disso, foi possível avaliar os estudantes para além das provas e testes comumente realizadas no ambiente escolar.
Téléchargements
Références
AZEVEDO, M.C.P.S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A.M.P. Ensino de ciências – unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. 19-33, 2004.
CASSIANI, S; ALMEIDA, M. J. P. M. Escrita no ensino de Ciências: autores do ensino fundamental. Ciência & Educação. Bauru. v.11, n.3, p. 367-382, 2005.
FLÔR, C. C. Leitura e formação de leitores em aulas de química no ensino médio. Tese de Doutorado. PPGECT/UFSC. 2009.
MELO, M. R.; NETO, E. G. L. Dificuldades de Ensino e Aprendizagem dos Modelos Atômicos em Química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 112-122, 2013.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais como instrumentos para promover a diferenciação conceitual progressiva e a reconciliação integrativa. Ciência e Cultura, 32(4): 474-479, 1980.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 10.ed. Campinas, Pontes Editores, 2012.
SILVA, G. R; MACHADO, A. H; A. S; SILVEIRA, K. P. Modelos para o Átomo: Atividades com a Utilização de Recursos Multimídia. Modelos Para O Átomo, São Paulo-sp, v. 37, n. 2, p.106-111, 2015.
MEDEIROS, L. L; MEDEIROS, G. H; RAMALHO NETO, O. E. A construção dos modelos atômicos em uma abordagem histórica à luz da natureza do conhecimento científico: uma experiência do PIBID Química da UFRN. In: Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, 2013.