Grupo de estudos: compartilhando e reconstruindo conhecimentos acerca das estruturas aditivas
Mots-clés :
Educação Matemática. Grupos de Estudo. Conhecimento Profissional Docente. Campo Conceitual Aditivo.Résumé
Este artigo tem o objetivo de analisar o Conhecimento Profissional de um grupo de professores que estudaram as estruturas aditivas na própria escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 15 educadores que lecionam Matemática para os anos iniciais de uma escola pública do Estado de São Paulo desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação pela UNIAN. A análise dos dados realizou-se à luz de estudos que discutem questões relacionadas ao conhecimento profissional docente, bem como em pesquisas que tratam das questões didáticas sobre o Campo Conceitual Aditivo. Os resultados da pesquisa indicaram que a reflexão acerca dos conhecimentos especializados para o ensino das estruturas aditivas favoreceu a (re)construção de conhecimentos pedagógicos e curriculares desse conteúdo neste grupo de estudos.Téléchargements
Références
BALL, D. L. et al. Content knowledge for teaching: what makes it special? In: Journal of Teacher Education, November/December 2008, vol. 59,
BOGMAN, R., BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação.Porto Editora: 1999.
CAMPOS. T; PIETROPAOLO, R.C. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor para ensinar noções concernentes à probabilidade nos anos iniciais. In: Processos de ensino e aprendizagem em educação matemática: v. 1. Recife: Ed. Universitária da UFPE, p. 55-91, 2013.
ETCHEVERRIA, T.C. Educação continuada em grupos de estudos: possibilidades com foco no ensino da geometria / Teresa Cristina Etcheverria. Porto Alegre, 2008.
MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M.; GATIRANA, V.; NUNES, T. Repensando adição e subtração. Contribuições da teoria dos campos conceituais. 3ª ed. – São Paulo: PROEM, 2008.
MIRANDA, Mirtes Souza.Uma investigação sobre a (re)construção do conhecimento de professores participantes de um grupo que estuda o campo conceitual aditivo. São Paulo: UNIAN,2014, 206 f, Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação Matemática,Universidade Anhanguera, São
Paulo, 2014.MORAES, Roque; GOMES, Vanise. Dissoluções e cristalizações: teorização dentro de grupos reflexivos de professores em escolas. In: MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (Org.) Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Ed.
UNIJUÍ, 2004.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. A formação de Professores que Ensinam
Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, volume 5, Edição Especial, set/ 2013.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In NÓVOA, Antônio (Coord.) Os professores e a sua Formação. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1997. p.15-33.
PEREIRA, Marcelo Dias. Um estudo sobre interpretações das diretrizes curriculares para o curso de licenciatura em matemática por uma instituição federal de São Paulo.São Paulo: UNIBAN, 2013, p.271. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação Matemática, Universidade Bandeitante de São Paulo, São Paulo, 2013.
SANTANA, E. R. S. Estruturas aditivas: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? Tese (Doutorado em Educação)-Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
SERRAZINA, L. Desenvolvimento profissional de professores. Contributos para reflexão, 1999.
SHULMAN, Lee. Those Who Understand Knowledge Growth in Teaching.
Educational Researcher, American Educational Research Association, 1986.
STATONATO, Soraia Calderoni, A formação dos formadores: uma análise do processo formativo.Universidade Cidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
SZTAJN, Paola. O que precisa saber um professor de matemática? Uma revisão da literatura americana dos anos 90. Educação Matemática em Revista, São Paulo: SBEM, edição especial, ano 9, n. 11A, p. 17-28, abr. 2002.
VERGNAUD. G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, 10 (23), p. 133-170, 1990.
_________. Lev Vygotski: pedagogo e pensador do nosso tempo. Porto Alegre: GEEPA, 2004.
_________. A criança a matemática e a realidade : problemas do ensino de matemática na escola elementar / Gerard Vergnaud. Tradução Maria Lúcia Faria Moro. Revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares, Curitiba : UFPR, 2009.
________. Teoria dos campos conceituais. In: Campos, T.M.M. (Coord.).Curso monográfico de altos estudos. São Paulo: Uniban, 2010.
__________, G. O longo e o curto prazo na aprendizagem da matemática. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. Especial 1/2011, p. 15-27, 2011. Editora UFPR