Teorias em pesquisas de formação de professores no Campo Conceitual Multiplicativo
Mots-clés :
Teorias em Pesquisas. Formação de Professores. Campo Conceitual Multiplicativo.Résumé
Este trabalho é excerto de uma tese de doutorado em andamento, cujo objetivo é realizar uma metassíntese qualitativa das teorias mais frequentemente utilizadas como norteadoras de pesquisas selecionadas, do período de 1997 a 2012, a respeito da formação de professores no Campo Conceitual Multiplicativo. Metassíntese qualitativa é uma metodologia bibliográfica que pode se debruçar sobre poucas pesquisas na intenção de ampliar ou aprofundar os conhecimentos trazidos por elas. Assim, na primeira seleção de pesquisas acerca desse tema, utilizamos as expressões-chave: formação de professores e Campo Conceitual Multiplicativo, obtendo 122 pesquisas. Para afunilarmos, empregamos como filtro as expressões anos iniciais e formação contínua, obtendo 22 pesquisas. Após a seleção das pesquisas por esses procedimentos, observamos a quantidade de citações e/ou menções de teorias a fim de identificar teorias norteadoras – aquelas usadas ao longo de todo o texto, incluindo as análises. Tabulando-as, encontramos as mais frequentes, de Vergnaud e Shulman, e escolhemos sete delas com a intenção de estabelecer comparações entre as interpretações dos autores e nossas interpretações sobre elas. Entendemos que as mesmas seriam relevantes ao projeto de pesquisa em que se insere esta publicação, além de interessantes à reflexão sobre teorias na formação de professores. Escolhemos ainda a uma das dissertações para realizar a metassíntese qualitativa, observando análise de um dos problemas analisados naquela pesquisa e entendemos que houve falhas nos conhecimentos: específico do conteúdo e didático- pedagógico do conteúdo no estudo sobre o campo conceitual multiplicativo.Téléchargements
Références
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Anexo 1– Pesquisas investigadas
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