Ensino de pesquisa em educação e uso de tecnologias: uma experiência na modalidade blended learning em disciplina do curso de Pedagogia

Auteurs

  • Bernardo Kipnis Universidade de Brasília
  • Fillipe Feitosa

Mots-clés :

Ensino de pesquisa em educação e tecnologia. Blended learning. Pedagogia.

Résumé

Este artigo tem por objetivo descrever uma experiência com o ensino de pesquisa em um curso de Pedagogia com uso de tecnologias. Associou o aprendizado on-line, com uso de ambiente virtual de aprendizagem, a encontros presenciais planejados, dirigidos ao aprendizado da pesquisa em educação, tendo por base a associação teoria e prática, no escopo de disciplina com duração de 60 horas. Divide-se a experiência em dois campos descritores, temático e pedagógico, que envolvem escolhas justificadas. No campo temático, discute-se a pesquisa científica como objeto da disciplina, dividida nas dimensões epistemológica, técnico-instrumental e normativa. Opta-se pela perspectiva da pesquisa empírica, de tradição da unidade do método científico. No campo pedagógico, faz-se a opção pela modalidade blended learning  e suas consequências no contexto da universidade pública. Conclui-se pela adequação da experiência adotada apontando para os limites do contexto institucional, refletidos em alunos e professores, bem como para a impossibilidade de se pensar a pesquisa para o aluno de graduação apenas como um disciplina, mas como um processo de formação no percurso de todo o curso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Bernardo Kipnis, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília

Faculdade de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Fillipe Feitosa

Graduando do curso de engenharia de software. da Universidade de Brasília, campus Gama.

Références

BACON, F. Novum Organum ou Verdadeiras Indicações Acerca da

Interpretação da Natureza. Portal Periódicos CAPES. Domínio Público.

Créditos da digitalização: Membros do grupo de discussão Acrópolis

(Filosofia). Disponível em: http://br.egroups.com/group/acropolis/. Acesso em: 25/11/2013.

CAMPOS, M. M. Para que serve a pesquisa em educação?Cadernos de

Pesquisa, v. 39, n. 136, p.269-283, jan./abr. 2009.

CASTELLS, M. A sociedade em rede.v. 1, 7ª Ed. SP: Paz e Terra, 2003.

FEYERABEND, P. K. Contra o método. 3ª Ed. RJ: Francisco Alves, 1985.

Higher Education Journal (Technological Horizons In Education). 38 (6),

June-July 2011.

KIPNIS, B. Educação superior a distância no Brasil: tendências e

perspectivas. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (orgs.).Educação

àdistância:o estado da arte. v. 1, SP: Pearson Prentice Hall, 2009.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 4ª ed. SP: Perspectiva, 1996.

LAWINSCKY, F. M.; HAGUENAUER, C.Análise das ferramentas da

plataforma MOODLE do LATEC/UFRJ segundo a abordagem sistêmicorelacional de interação. Disponível em:

http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/150.pdf Acesso em: 25/11/2013.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3ª

ed. SP: Loyola, 2000.

______Cibercultura.SP: Editora 34, 1999.

LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (orgs.). Educação à distância:o estado da

arte. v.1. SP: Pearson Prentice Hall, 2009.

______; ______ (orgs.). Educação à distância:o estado da arte. v.2, SP:

Pearson Prentice Hall, 2012.

MOORE, M. G.; ANDERSON, W.G. (eds.).Handbook of distance

education. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2003.

OLIVER, M.; TRIGWELL, K. Can blended learning be redeemed?Elearning,

v.2, Number 1, 2005.

POPPER, K. R.A lógica da pesquisa científica. SP: Cultrix, 9ª. Ed., 1993.

SCHLICK, M. Positivismo e realismo. IN: Os pensadores. Textos

escolhidos. Schlick, Carnap e Popper.v. 44, SP: Abril Cultural, 1975.

WHITELOCK, D.; JELFS, A. Editorial: Journal of Educational Media.

Special Issue on Blended Learning.Journal of Educational Media, 28 (2-3),

Téléchargements

Publiée

2014-04-30

Comment citer

KIPNIS, Bernardo; FEITOSA, Fillipe. Ensino de pesquisa em educação e uso de tecnologias: uma experiência na modalidade blended learning em disciplina do curso de Pedagogia. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 8, p. 47–72, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2817. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS