Educação vs. Adequação: considerando as vozes dos sujeitos em EaD
Mots-clés :
Consideração das vozes. Adequação vs. educação. EaD.Résumé
Este artigo pretende analisar a consideração das vozes dos Sujeitos em projetos de EaD em substituição à “adequação” a meios e caminhos pré-concebidos nesses projetos. Busca-se, para isso, desvelar a importância da consideração das opiniões dos Sujeitos na lida educativa de um site relacionado a um contexto não escolar, o Guanabara.info. Uma vez apropriando-se das implicações observadas, será realizada sua problematização a partir dos referenciais teóricos elencados para, posteriormente, contextualizar-se as condutas do Guanabara.info com as particularidades institucionais da EaD, de modo a promover a apreensão de tais quesitos por essa modalidade escolar. Esse procedimento resultou no oferecimento de estratégias para o desenvolvimento de iniciativas em EaD distante de centralizarem-se em uma perspectiva de “adequação”.Téléchargements
Références
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm Acesso em: 20 set. 2012.
BAUER, M.W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. São Paulo: Autores Associados, 2003.
CAVALCANTI, Eduardo Antônio Gurgel. Pedagogia Freinet: evoluções e
revoluções na educação do trabalho. Natal / RN, 2002. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
DUARTE, Jorge (Org.); BARROS, Antônio (Org.). Métodos e técnicas de
pesquisa em comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
FERNANDEZ, Consuelo Teresa. Os métodos de preparação de material impresso para EAD. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel MArcos Maciel (orgs.). Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
FREINET, Célestin. O jornal escolar. 2ª ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1974.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar Freire. Construindo um modelo de referência à participação ativa dos Sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line. Natal, 2010. 214 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_arquivos/9/TDE-2010-12-17T072926Z-3169/Publico/EugenioPAF_DISSERT.pdf Acesso em: 22 mar.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
______. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.
______. Pedagogia do oprimido. 34. ed., São Paulo: Paz e Terra, 1987.
GOMES, Nilza Godoy. Computador na escola: novas tecnologias e inovações educacionais. IN: BELLONI, Maria Luiza (org.). A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
KRAMER, Erika A. W. Coester. Educação à distância: da teoria à prática. Porto Alegre: Alternativa, 1999.
LANDIM, Cláudia Maria das Mercês Paes Ferreira. Educação à Distância:
algumas considerações. Rio de Janeiro: [s.n.], 1997.
OTSUKA, Joice Lee; ROCHA, Heloísa vieira da. Avaliação formativa em
ambientes de EaD. In: (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, SBIE 2002), 13. Disponível em: http://ceiesbc.tempsite.ws/pub/index.php/sbie/article/view/174
Acesso em: 13 set. 2012.
SANTOS, Luciane Justus dos. O jornal escolar e a livre expressão na visão de Célestin Freinet. Anais do Fórum Paranaense de Educomunicação, Curitiba, 2011. Disponível em: http://forumeducom.com.br/wp-content/uploads/2011/09/35-Luciane-Justus-dos-Santos.pdf Acesso em: 20 set. 2012.
SILVA, Marco (org.). Educação online: teoria, práticas, legislação, formação corporativa. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 329-346.
VANTI, Sérgio Augusto G. Cooperativa de trabalho na Escola Freinet: educação lúdica para a cidadania, consciência política e responsabilidade social. Cooperativa de Trabalho da Escola Freinet – Pelotas – RS. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2006/Teoria_e_processo_Pedagogico/Painel /07_13_30_PA527.pdf Acesso em: 20 set. 2012.