A pesquisa como princípio educativo na formação do professor para a docência na educação básica
Um estudo sobre a percepção dos acadêmicos de Pedagogia
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v12in.esp.1.17132Mots-clés :
Pesquisa como princípio educativo, Formação docente, Acadêmicos de Pedagogia, Educação básicaRésumé
O artigo tem por intencionalidade analisar a percepção dos acadêmicos do curso de Pedagogia, acerca da importância da pesquisa como princípio educativo na formação do professor da educação básica. A pesquisa qualitativa foi efetivada por meio de estudo de caso e os dados empíricos foram coletados com a aplicação de questionário aplicados a 37 alunos do curso de Pedagogia ministrado na modalidade de Educação a Distância em uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste de Minas Gerais. A seleção da amostra estabeleceu como critério de inclusão as respostas que demonstram maior introjeção dos referenciais teóricos (DEMO, 2006); (FREIRE, 2009). Os resultados apontam que os acadêmicos de Pedagogia reconhecem a relevância da pesquisa na formação do professor como um instrumento para desenvolver a reflexão, criticidade, o espírito investigativo e a capacidade de argumentação em sala de aula.
Téléchargements
Références
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
XAVIER, K. R. S; BRITO, A. P.; CASEMIRO, K. F. A pesquisa no Ensino Fundamental: Fonte para construção do conhecimento. Educação Pública, v. 9, n. 32, 2009. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/9/32/a-pesquisa-no-ensino-fundamental-fonte-para-construccedilatildeo-de-conhecimento. Acesso em: 25 nov. 2022.
DEMO, P. Pesquisa: Princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
FINOM. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Paracatu, MG: FINOM, 2021.
MINAYO, M. C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes,
LUCKESI, C. C. et al. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 18. ed. São Paulo: Cortez, 1985.
PESAVENTO, S. J. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SILVA, G. S.; GONÇALVES, M. C. S.; SILVA, V. J. A pesquisa na formação de professores na modalidade EAD: análise de uma experiência na faculdade FINOM. Humanidades e Tecnologia (FINOM), Paracatu, v. 5, n. 5. p. 49-63, 2011. Disponível em: https://www.finom.edu.br/assets/site/paginas/files/downloads/20180530100559.pdf. Acesso em: 14 dez. 2022.
SÍVERES, L. Universidade: torre ou sino? Brasília, DF: Universa, 2006.
TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa e a produção de conhecimentos: introdução à pesquisa em educação. Curso de pedagogia da Unesp. 2010. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/195. Acesso em: 10 out. 2013.
YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman,
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Educação e Fronteiras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.