A pesquisa como princípio educativo na formação do professor para a docência na educação básica

Um estudo sobre a percepção dos acadêmicos de Pedagogia

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v12in.esp.1.17132

Mots-clés :

Pesquisa como princípio educativo, Formação docente, Acadêmicos de Pedagogia, Educação básica

Résumé

O artigo tem por intencionalidade analisar a percepção dos acadêmicos do curso de Pedagogia, acerca da importância da pesquisa como princípio educativo na formação do professor da educação básica. A pesquisa qualitativa foi efetivada por meio de estudo de caso e os dados empíricos foram coletados com a aplicação de questionário aplicados a 37 alunos do curso de Pedagogia ministrado na modalidade de Educação a Distância em uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste de Minas Gerais. A seleção da amostra estabeleceu como critério de inclusão as respostas que demonstram maior introjeção dos referenciais teóricos (DEMO, 2006); (FREIRE, 2009). Os resultados apontam que os acadêmicos de Pedagogia reconhecem a relevância da pesquisa na formação do professor como um instrumento para desenvolver a reflexão, criticidade, o espírito investigativo e a capacidade de argumentação em sala de aula.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Giselda Shirley da Silva, Universidade de Évora

Doutoranda em História.

Vandeir José da Silva, Universidade de Évora

Doutorando em História.

 

Margareth Vetis Zaganelli, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular. Doutorado em Direito (UFMG).

Références

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

XAVIER, K. R. S; BRITO, A. P.; CASEMIRO, K. F. A pesquisa no Ensino Fundamental: Fonte para construção do conhecimento. Educação Pública, v. 9, n. 32, 2009. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/9/32/a-pesquisa-no-ensino-fundamental-fonte-para-construccedilatildeo-de-conhecimento. Acesso em: 25 nov. 2022.

DEMO, P. Pesquisa: Princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

FINOM. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Paracatu, MG: FINOM, 2021.

MINAYO, M. C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes,

LUCKESI, C. C. et al. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 18. ed. São Paulo: Cortez, 1985.

PESAVENTO, S. J. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SILVA, G. S.; GONÇALVES, M. C. S.; SILVA, V. J. A pesquisa na formação de professores na modalidade EAD: análise de uma experiência na faculdade FINOM. Humanidades e Tecnologia (FINOM), Paracatu, v. 5, n. 5. p. 49-63, 2011. Disponível em: https://www.finom.edu.br/assets/site/paginas/files/downloads/20180530100559.pdf. Acesso em: 14 dez. 2022.

SÍVERES, L. Universidade: torre ou sino? Brasília, DF: Universa, 2006.

TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa e a produção de conhecimentos: introdução à pesquisa em educação. Curso de pedagogia da Unesp. 2010. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/195. Acesso em: 10 out. 2013.

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman,

Publiée

2022-04-22

Comment citer

SILVA, Giselda Shirley da; SILVA, Vandeir José da; ZAGANELLI, Margareth Vetis. A pesquisa como princípio educativo na formação do professor para a docência na educação básica: Um estudo sobre a percepção dos acadêmicos de Pedagogia. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023017, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17132. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/17132. Acesso em: 24 nov. 2024.