As Representações Sociais de inovação pedagógica na formação de professores

Práticas, saberes e recursos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.16893

Mots-clés :

Teoria das Representações Sociais, Formação docente, Inovação pedagógica

Résumé

As pesquisas sobre formação e trabalho docentes dizem que os professores não têm sido preparados para o complexo contexto profissional contemporâneo que vem transformando a escola. Sugere-se que isso se deve a uma formação de professores tradicional. Para fazer frente a essas demandas, é indicada a inovação pedagógica. Assim, o objetivo foi explicar as representações sociais que professores da graduação em Pedagogia elaboram sobre inovação pedagógica. Para isso, implementou-se uma pesquisa qualitativa, tendo sido entrevistados 23 formadores. O material coletado foi tratado com o apoio do programa IRaMuTeQ e, posteriormente, submetido à análise temática de conteúdo. Os resultados indicam que há uma mudança nas representações: por um lado, quando referidas à Escola Básica, tencionam-se para “emprego de recursos”; por outro lado, quando referidas ao trabalho na graduação, objetivam-se em “tecnologias”, “metodologias ativas” e “melhoria pedagógica”. Conclui-se que essas representações referentes à Formação Superior se ancoram no quadro histórico da Educação Brasileira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Silvio Duarte Domingos, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Petrópolis – RJ – Brasil

Pesquisador e Professor Titular 3. Pós-Doutorando em Políticas Públicas (UFRJ).

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Petrópolis – RJ – Brasil

Professora Permanente. Pós-doutorado em Educação (UNICAMP).

Références

ABDALLA, M. F. B. Saberes da docência: definindo pistas para inovar as práticas pedagógicas. Revista de Educação, Campinas, v. 20, n. 3, p. 215-227, 2015. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/2909. Acesso em: 12 jun. 2022.

ABRIC, J. C. Coopération, compétition et représentations sociales. Fribourg: DelVal, 1987.

ANDRÉ, M. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus Editora, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2015.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: Um Software Gratuito para Pesquisa de Dados Textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016. Acesso em: 12 jun. 2022.

CAMPOLINA, L. O. Inovação educativa e subjetividade: a configuração da dimensão histórico-subjetiva implicada em um projeto inovador. 2012. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2012.

CAMPOS, P. H. F. O estudo das relações entre práticas sociais e representações. Estudos Goiânia, Goiânia, v. 30, n.1, 51-59, 2003. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/article/view/30664. Acesso em: 14 jun. 2022.

CANDAU, V. M. F. Didática, interculturalidade e formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar, n. 8, p. 28-44, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3045. Acesso em: 10 jun. 2022.

DOMINGOS, S. D.; CASTRO, M. R. Representações sociais de professores formadores sobre a prática de professores da Educação Básica. Revista de Educação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 299-315, 2017. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3704. Acesso em: 14 abr. 2022.

DOMINGOS, S. D.; COSTA, C. C. Representações sociais de professores de pedagogia sobre suas práticas pedagógicas: o sentido de modelo. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 715–730, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71363. Acesso em: 01 jan. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: UNESCO, 2019.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo do Ensino Superior. Brasília, DF:Inep, 2022.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (org.). As Representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001.

LAHLOU, S. O papel da Psicologia na construção dos Objetos. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 45, p. 8-30, 2019. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/6715. Acesso em: 14 jun. 2022.

LÜDKE, M.; IVENICKI, A. Teoria e prática na formação de professores: Brasil, Escócia e Inglaterra. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 30, p. 579-597, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/kzRxZ6gdTBGSbrxJbZn8vrs/. Acesso em: 14 jun. 2022.

MASETTO, M. T. Metodologias ativas no ensino superior: para além da sua aplicação, quando fazem a diferença na formação de profissionais? Revista e-Curriculum, v. 16, n. 3, p. 650-667, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/37099. Acesso em: 14 jun. 2022.

MICHENER, A. H.; DELAMATER, J. D.; MYERS, D. J. Psicologia Social. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e o seu público. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação e Realidade, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/. Acesso em: 14 jun. 2022.

QUINTANILHA, L. F. Inovação pedagógica universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z. Educação em revista, Curitiba, n. 65, p. 249-263, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/DtqpqKHBLg59MMfQkKZPfZv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2022.

REIS, A.; ANDRÉ, M.; PASSOS, L. F. Políticas de formação de professores no Brasil, pós LDB 9.394/96. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 23, p. 33-52, 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/289. Acesso em: 14 jun. 2022.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.

VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Caderno Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2020.

VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/download/10977/6250/18568. Acesso em: 14 jun. 2022.

WAGNER, F.; CUNHA, M. I. Qual a importância de inovar no ensino superior? Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 19-23, set/dez. 2019a. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4222. Acesso em: 14 jun. 2022.

WAGNER, F.; CUNHA, M. I. Oito assertivas de inovação pedagógica na educação superior. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 27-41, 2019b. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4223. Acesso em: 14 abr. 2022.

XAVIER, L. N. O Manifesto dos pioneiros da educação nova como divisor de águas na história da educação brasileira. In: XAVIER, M. C. (org.). Manifesto dos pioneiros da educação: um legado educacional em debate. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

Publiée

2023-03-16

Comment citer

DOMINGOS, Silvio Duarte; CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. As Representações Sociais de inovação pedagógica na formação de professores: Práticas, saberes e recursos. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023004, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.16893. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16893. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Demanda Contínua