As Representações Sociais de inovação pedagógica na formação de professores

Práticas, saberes e recursos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.16893

Mots-clés :

Teoria das Representações Sociais, Formação docente, Inovação pedagógica

Résumé

As pesquisas sobre formação e trabalho docentes dizem que os professores não têm sido preparados para o complexo contexto profissional contemporâneo que vem transformando a escola. Sugere-se que isso se deve a uma formação de professores tradicional. Para fazer frente a essas demandas, é indicada a inovação pedagógica. Assim, o objetivo foi explicar as representações sociais que professores da graduação em Pedagogia elaboram sobre inovação pedagógica. Para isso, implementou-se uma pesquisa qualitativa, tendo sido entrevistados 23 formadores. O material coletado foi tratado com o apoio do programa IRaMuTeQ e, posteriormente, submetido à análise temática de conteúdo. Os resultados indicam que há uma mudança nas representações: por um lado, quando referidas à Escola Básica, tencionam-se para “emprego de recursos”; por outro lado, quando referidas ao trabalho na graduação, objetivam-se em “tecnologias”, “metodologias ativas” e “melhoria pedagógica”. Conclui-se que essas representações referentes à Formação Superior se ancoram no quadro histórico da Educação Brasileira.

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Silvio Duarte Domingos, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Petrópolis – RJ – Brasil

Pesquisador e Professor Titular 3. Pós-Doutorando em Políticas Públicas (UFRJ).

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Petrópolis – RJ – Brasil

Professora Permanente. Pós-doutorado em Educação (UNICAMP).

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Publiée

2023-03-16

Comment citer

DOMINGOS, Silvio Duarte; CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. As Representações Sociais de inovação pedagógica na formação de professores: Práticas, saberes e recursos. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023004, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.16893. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16893. Acesso em: 16 juill. 2024.

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