O estágio supervisionado na formação do professor de educação infantil
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.15993Mots-clés :
Curso de Pedagogia, Conhecimento do professor, CrecheRésumé
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o estágio na educação infantil e suas contribuições para a formação do futuro professor da primeira etapa da educação básica, com base no estágio realizado por um estudante do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) em 2019. A metodologia adota uma perspectiva crítica da educação e inclui os seguintes procedimentos: análise do relatório reflexivo elaborado para o componente curricular “Estágio Supervisionado em Ensino Infantil I”, o qual descreve um estágio realizado na creche de um Centro Municipal de Educação Infantil em Dourados (MS); o relatório inclui observação participativa e aplicação de um questionário semiestruturado para complementar os dados observacionais, além da elaboração e execução de um projeto de ação pedagógica voltado para bebês. Além disso, são realizados estudos bibliográficos e análise da legislação brasileira que fundamentam a reflexão. Como resultado, observa-se a construção de conhecimento na profissão docente que contribui para a formação do futuro professor durante o estágio.
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