A escolarização de jovens e adultos em Mato Grosso (1872-1927)

Auteurs

  • Elizabeth Figueiredo de Sá
  • Emerson José de Souza

Mots-clés :

Educação de jovens e adultos. História da educação. Educação.

Résumé

A educação de jovens e adultos, excluídos do ensino primário oferecido no período diurno, foi alvo de preocupação das províncias desde o Ato Adicional de 1834 que estabeleceu que o governo do império ficasse responsável pela organização do ensino superior e da educação elementar e secundária apenas no município da corte, cabendo as províncias organizarem o ensino elementar e secundário pelos seus respectivos governos. Desde então, muitas dessas províncias chegaram a instituir escolas noturnas no período, preocupando-se com a população adulta analfabeta. O presente artigo pretende revisitar o percurso da escolarização de jovens e adultos em Mato Grosso, utilizando, para isso, pesquisas já produzidas sobre a temática, relatórios de presidentes da província de Mato Grosso e de presidentes do Estado, relatórios da Diretoria da Instrução Pública, bem como os regulamentos da instrução pública primária. A delimitação temporal deve-se a promulgação do Ato Adicional em 1872, quando é criada a primeira escola noturna no Estado, até 1927, quando a modalidade da escola noturna é inserida no Regulamento da Instrução Pública promulgado nesse ano.

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Publiée

2012-02-05

Comment citer

SÁ, Elizabeth Figueiredo de; SOUZA, Emerson José de. A escolarização de jovens e adultos em Mato Grosso (1872-1927). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 4, p. p.97–109, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1560. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê