Aproximações entre pesquisa-ação colaborativo-crítica e sociologia figuracional na pesquisa em educação especial
Mots-clés :
Pesquisa-ação, Sociologia figuracional, Educação especialRésumé
Trazemos aspectos do percurso metodológico da investigação realizada entre março de 2007 e junho de 2008, que teve como objetivo compreender como se expressa a balança de poder na relação família e escola em um contexto de escolarização do aluno com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento? Ao longo deste texto, evidenciamos vinculações teóricas entre a abordagem teórico-metodológica da pesquisa-ação colaborativo-crítica, utilizada na referida investigação, e a perspectiva da Sociologia figuracional. Dessa perspectiva, referenciamo-nos na compreensão de que os indivíduos, em interdependências, constituem figurações que estão em permanente processo de constituição e de transformação e no entendimento de que o poder é uma ocorrência cotidiana que faz parte das relações humanas. Das reflexões efetuadas, destacamos que nas inter-relações dos familiares de alunos com deficiência e dos profissionais do ensino, podem emergir tensões que favoreçam, a uns e a outros, a construção de expectativas mais positivas quanto à educabilidade do aluno com deficiência. Essas “novas” expectativas desenham relações que colocam em movimento a balança de poder da relação família e escola. É que, outros referentes passam a explicar os sentimentos de pertencimento e as noções de escolarização e de deficiência.Téléchargements
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