Curso de educação do campo com formação freireana e o ensino de Libras

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14424

Mots-clés :

Educação do Campo, Libras, Representações Sociais.

Résumé

Este trabalho objetiva analisar as Representações Sociais que graduandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - LEDOC-UFPA-BRASIL possuem sobre a prática pedagógica da professora de Libras e como estas representações expressam a contribuição da disciplina de Libras à formação freireana na educação do campo, considerando que a educação de Paulo Freire é o principal referencial teórico do curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos sujeitos foram 28 estudantes de graduação. A coleta de dados foi inspirada na associação livre de palavras e os dados organizados e analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdos, tendo por base a abordagem processual de Serge Moscovici. Entre os resultados destaca-se que as representações dos educandos sobre a ação educativa da professora evidenciaram existir os seguintes princípios freireanos: a) o diálogo, por meio da Roda de Conversa e de ação dialógica através da Libras, b) a práxis, por meio do ensino crítico-reflexivo, envolvendo o debate e a representatividade do movimento surdo, bem como o reconhecimento da Libras como elemento formativo da identidade surda e c) o respeito às diferenças, com a criação de ambiente de alteridade, reconhecendo os sujeitos e seus saberes, constituindo-se em uma prática educativa humanizadora e acolhedora.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Pará; Professora de Libras da Universidade Federal do Pará (UFPA) campus Cametá. Coordenadora do Grupo de Estudos Surdos na Amazônia tocantina (UFPA/GESAT) e do Núcleo de Acessbildiade (DIE?UFPA) E-mail: waldmamaira@hotmail.com. ORCID - https://orcid.org/0000-0002-8747-5185

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa - México. Coordenadora e professora no Programa de Pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Pará.Email: nildeapoluceno@uol.com.br ORCID – https://orcid.org/0000-0002-3458-584X

 

Références

ALVEZ-MAZZOTTI, A. J; MAGALHÃES, E. M. M; MAIA, H. Representações sociais de trabalho docente: significados atribuídos a dedicação por professores das séries iniciais e seus formadores. Disponível:http://www.estudosdotrabalho.org/anais-vii-7-seminario-trabalhoret-2010. Acesso em: 10. 04. 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2010

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho nacional de educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008b. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 11 jan.2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2008a. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 11 jan.2019.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 32, 9 abr. 2002. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 11 jan.2019.

BRASIL, Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a língua brasileira de sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em 29 Abril 2019.

BRASIL. Decreto n. 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a língua brasileira de sinais – Libras. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004.../2005/ decreto/d5626.htm. Acesso em: 08 fev. 2019.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

COUTINHO, M. da P.L.; NÓBREGA, S. M.; CATÃO, M. de F.F.M. Contribuições Teórico-Metodológicas acerca do uso dos instrumentos projetivos no campo das Representações Sociais. In: COUTINHO, M. da P.L. (org.) Representações sociais: abordagem interdisciplinar. João Pessoa: Editora Universitária, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: UNESP, 2004.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Ed. Olho d’Água, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980a.

FREIRE, Paulo. Conscientização. Teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: morais, 1980b.

GIUSEPPE, Imídio Nérci. Metodologia do ensino: Uma introdução 2. ed. Atlas, 1981.

LOPES, M. C. Surdez e Educação. Belo horizonte: editora Autêntica, 2007.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas, SP EPUD, 1986.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 5 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.

NASCIMENTO, I. P. Articulações sobre o campo das representações sociais. In: ORNELLAS, M. L. S. Representações sociais e educação: letras imagéticas. Salvador: EDUFBA, 2013.

RANGEL, M. A pesquisa de representação social como forma de enfrentamento de problemas socioeducacionais. Aparecida São Paulo: Ideias e Letras, 2004.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução de Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002.

SANTOS, Lara Ferreira dos; CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. O ensino de Libras para futuros professores da educação básica. IN: LACERDA, C.B.F; SANTOS, L.F. (org). Tenho um aluno surdo, e agora?. EdUfscar, 2013. p. 237-250.

Téléchargements

Publiée

2020-12-04

Comment citer

OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Curso de educação do campo com formação freireana e o ensino de Libras. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 30, p. 228–241, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i30.14424. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/14424. Acesso em: 22 nov. 2024.