Cursos de graduação em nutrição no Brasil: análise do censo da educação superior e os resultados ENADE

Auteurs

  • Teresa Christina Mertens Aguiar Veloso
  • Bruna Klein Guimarães de Souza
  • Renata Alves Barbosa da Silva

Mots-clés :

Educação Superior, Graduação em Nutrição, Avaliação Educacional.

Résumé

Este estudo tem por objetivo discutir a formação do Nutricionista, problematizando os aspectos da expansão do ensino e análise dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Trabalha-se com procedimentos metodológicos de natureza descritiva e explicativa, incluindo a análise documental sobre Políticas Educacionais e pesquisa no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, sobre o Censo da Educação Superior no período de 1996 a 2008 e ENADE 2004 e 2007. Os resultados evidenciam a necessidade de maior acompanhamento das representações da área da Nutrição junto às autoridades governamentais na regulação de abertura de novos cursos, garantindo, entre os critérios para o processo criação de vagas, a capacidade de a instituição oferecer ensino de qualidade, frente às políticas de educação e saúde e à necessidade de profissionais para cada região.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BUENO, R. L. E PIERUCCINI, M. Abertura de escolas de medicina no

Brasil: relatório de um cenário sombrio. Janeiro de 2004. Disponível em:

www.amb.org.br /escolas_abertura.pdf Acesso em: 25 de fevereiro de

BRASIL. INEP/MEC. Sinopse da Educação Superior 1996. Disponível:

www.inep.gov.br. Acesso: janeiro de 2010.

___________Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Leis, Brasília, DF, 2004. Disp. em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/10861.pdf. Acesso em: setembro de 2010.

_______ INEP/MEC. Relatório Síntese do ENADE, área de Nutrição.

Brasília/DF, 2004. Disponível: www.inep.gov.br. Acesso: janeiro de 2010.

_____. Ministério da Saúde e Ministério de Educação. Pró-saúde;

programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde.

Ministério da Saúde, Ministério da Educação. Brasília; Ministério da Saúde, 2005.

_____. Presidência da República Lei nº 11.096 de 13 de janeiro de 2005.

Institui o Programa Universidade para Todos - Prouni, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior, altera a Lei nº 10.981, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 14 jan. 2005a.

_______ INEP/MEC. Relatório Síntese do ENADE, área de Nutrição.

Brasília/DF, 2007. Disponível: www.inep.gov.br. Acesso:janeiro de 2010

_______ INEP/MEC. Sinopse da Educação Superior 2008. Brasília/DF,

_____. Ministério da Educação. MEC define novo instrumento para

abertura de cursos de medicina. 23 abr 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10378 Acesso em: 18 de junho de 2008.

_____. Ministério de Estado da Educação. Portaria nº 474., de 14 de abril de 2008. Aprova em extrato, o instrumento de avaliação para autorização de curso de graduação em Medicina no âmbito do SINAES, 2008. Diário

Oficial da União, Seção 1. nº 72. Poder Executivo, Brasília, DF, 15 de abril

de 2008a.

CALLADO, C.L.A. A expansão dos Cursos de Nutrição no Brasil e a nova

Lei de Diretrizes e Bases-LDB. Disponível: www.cfn.org.br/variavel/

destaque/expansão.doc. Acesso em 22 de fevereiro de 2008.

CECCIM, R. B.; PINTO, L. F. A formação e especialização de profissionais

de saúde e a necessidade política de enfrentar as desigualdades sociais e

regionais. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro: ABEM,

/2007. Disp. em: www.educaçaomedica.org. br/edições/ index.php

Acesso em: 18 de janeiro/2008.

COSTA, N.S.C. A formação do Nutricionista: educação e contradição.

Goiânia; Editora da UFG, 2000.

DOURADO, L F., CATANI, A M., OLIVEIRA, J F. Políticas Públicas e

reforma da educação superior no Brasil: impasses e perspectivas. ProPosições, Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, v.15, n.3 (45), p.75-90, set./dez., 2004.

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE). Apresentação. Vital

Didonet. Brasília: Editora Plano, 2000.

VELOSO, Tereza C.M.A; SILVA, Renata A.B.; SOUZA, Bruna K.G.

Movimento de expansão e contenção da educação superior na área da saúde. Anais... X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED-Centro-Oeste: Desafios da produção e divulgação do conhecimento. Uberlândia; julho 2010.

Téléchargements

Publiée

2011-11-25

Comment citer

VELOSO, Teresa Christina Mertens Aguiar; SOUZA, Bruna Klein Guimarães de; SILVA, Renata Alves Barbosa da. Cursos de graduação em nutrição no Brasil: análise do censo da educação superior e os resultados ENADE. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 1, p. p.92–106, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1410. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê