Gabriel quer ser astrônomo

Auteurs

  • Lívia Maria Villela de Mello Motta Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13033

Mots-clés :

Audiodescrição na Escola. Audiodescrição no Material Didático de Ciências. Atividades de Mediação.

Résumé

O artigo objetiva apresentar e discutir o uso da audiodescrição e a necessidade de adaptação de atividades no livro didático de Ciências como também o uso de materiais táteis nesta disciplina, para ampliação do conhecimento e participação em igualdade de condições. Como ponto de partida e inspiração, relato a visita de Gabriel Ferreira, um garoto cego de 11 anos, que quer ser astrônomo, ao Planetário de Santo André, na Escola Parque do Conhecimento Sabina. Destaco também a importância e o papel da audiodescrição e das atividades de mediação na sala de aula como potentes instrumentos para ampliação do conhecimento e participação mais plena de todos os alunos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

JENNER, PEDERSOLI, MOACIR e WELLINGTON. Ciências Integradas: 6º ano. Editora Positivo (PNLD 2011/2012/2013, FNDE), Ministério da Educação.

OLIVEIRA, E.; MOTA, I. O. O livro didático na era do espetáculo: uma análise discursiva do processo de espetacularização nos livros didáticos de inglês como LE. Espírito Santo de Pinhal, SP, 2005.

MOTTA, L. M. V. Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. 2016. Pontes Editora. Campinas.

MOTTA, Livia Maria Villela de Mello; ROMEU FILHO, Paulo (org.) Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, 2010.

SANTAELLA, L. Leitura de Imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012. (Coleção: Como eu ensino).

Téléchargements

Publiée

2020-11-22

Comment citer

MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. Gabriel quer ser astrônomo. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 28, p. 150–159, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i28.13033. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/13033. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê “Audiodescrição, Educação e Inclusão”