A formação da normalista para atuar com crianças no México: experiências de mobilidade acadêmica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12775

Mots-clés :

Escola Normal. Formação de Professores. Mobilidade Acadêmica.

Résumé

Este artigo é um relato da formação normalista de professores nos Estados Unidos Mexicanos a partir da experiência de mobilidade acadêmica vivida no ano de 2018, no âmbito do Projeto Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica para Estudantes de Programas Universitários de Formação de Professores, coordenado pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). A formação normalista vivenciada teve por base os estudos em uma Escola Normal mexicana e os estágios com crianças na escola de educação básica. O trabalho revela o contexto vivido, reflete acerca das influências pedagógicas na formação da criança mexicana, possibilitando aprofundar conhecimentos sobre docência e formação de professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BENV-La Fundación De La Escuela Normal Veracruzana.Disponível em: http://www.benv.edu.mx/inicio/index.php. Acesso em: 27 jan. 2019.

BENV –Boletín Normalista.n.29, set.2018. Disponível em: http://www.benv.edu.mx/boletines/___PDF___2018___/boletin_29_2018.pdf. Acesso em: 02fev. 2019.

BENV –Boletín Normalista.n.33, out. 2018. Disponível em: http://www.benv.edu.mx/boletines/___PDF___2018___/boletin_33_2018.pdf. Acesso em: 02 fev. 2019.

CAZALES, Z. N. Formación de profesores en las Escuelas Normales de México: siglo XX. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, v. 17, n.25 ,p. 17-34. 25, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/869/86941142002.pdf. Acesso em: 25 jan. 2019.

DUCOING, P. Origen de la Escuela Normal Superior de México. Rhela. v. 6. p. 39-56, 2004. Disponível em: https://www.redalyc.org/html/869/86900604/. Acesso em: 02 fev. 2019.

ELIAS, N.O processo civilizador: uma história dos costumes. Tradução: Ruy Jungmann. 2. ed. v. 1, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.INEGI -

Instituto Nacional de Estadística y Geografía.2015. Disponível em: https://www.inegi.org.mx/temas/estructura/. Acesso em: 26 jan. 2019.

MÉXICO. Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos. DOF 5/2/1917. Disponível em: https://www.juridicas.unam.mx/legislacion/ordenamiento/constitucion-politica-de-los-estados-unidos-mexicanos#10538. Acesso em: 26 jan. 2019.

SEP. Nuevo Modelo Educativo.2018. Disponível em: https://www.gob.mx/sep/documentos/nuevo-modelo-educativo-99339. Acesso em: 27 jan. 2019.

UNESCO -La cocina tradicional mexicana, cultura comunitaria, ancestral y viva: el paradigma de Michoacán.2010.Disponível em: https://ich.unesco.org/es/RL/la-cocina-tradicional-mexicana-cultura-comunitaria-ancestral-y-viva-el-paradigma-de-michoacan-00400#identification. Acesso em: 02 fev. 2019.

Téléchargements

Comment citer

BADA, María Cristina Lara; REYNA, María Guadalupe Ñeco; KUSMINSKI, Vanessa. A formação da normalista para atuar com crianças no México: experiências de mobilidade acadêmica. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 118–128, 2019. DOI: 10.30612/eduf.v9i27.12775. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12775. Acesso em: 23 nov. 2024.