O sentido da formação docente na pedagogia, a práxis e as contribuições da Faculdade de Educação da UFG

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DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19715

Mots-clés :

Formação docente, Pedagogia, Práxis, Tecnicismo

Résumé

O presente artigo, de caráter histórico, político e epistemológico, tem como ponto de partida a formação docente no início dos anos 1980 no Brasil da modernização autoritária. Nesse contexto, o debate do sentido da formação no curso de Pedagogia apresentava, de um lado, a compreensão hegemônica da formação do pedagogo com centralidade técnico-burocrática e a defesa da formação das habilitações — administração, supervisão, orientação e inspeção escolares. Como seu avesso, de outro lado, se esboça outra racionalidade, crítica e divergente, em franca oposição ao autoritarismo, ao tecnicismo e à formação das habilitações na Pedagogia. Pode-se reconhecê-la pela defesa da docência como base da formação do pedagogo, distinguindo-se pela denúncia contra o que desumaniza o educador e o seu trabalho, e pelo caráter teórico-prático de sua ação docente. Acerca da contribuição da Faculdade de Educação/UFG e do filósofo e professor Ildeu Moreira Coêlho, o aspecto da formação humana afirmou-se como primordial. As presentes discussões foram reavivadas com o objetivo de contestar a iminente lógica das atuais políticas de formação de professores, que prometem alinhar a formação no curso de Pedagogia à lógica das diretrizes político-pedagógicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2015).

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Bibliographies de l'auteur-e

Simone Corbiniano, Universidade Federal de Goiás

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás.

Ged Guimarães, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, formação, universidade e formação humana.

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Publié-e

2024-12-30

Comment citer

CORBINIANO, Simone; GUIMARÃES, Ged. O sentido da formação docente na pedagogia, a práxis e as contribuições da Faculdade de Educação da UFG. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.2, p. e024029, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.2.19715. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19715. Acesso em: 5 déc. 2025.