A história da educação na Revista Inter-Ação da Faculdade de Educação da UFG

1975 a 2024

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19704

Mots-clés :

História da Educação, Publicação periódica, Pesquisa, Inter-Ação

Résumé

Em 2023, a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás comemorou 55 anos e a Revista INTER-AÇÃO, publicação periódica científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da referida universidade e o primeiro periódico do Estado de Goiás, completou 48 anos, com publicações desde 1975. A História da Educação ganhou notoriedade e se consolidou como área de pesquisa a partir da década de 1970. No século XXI, tornou-se uma área sólida, que evoluiu tanto em termos teóricos quanto metodológicos, ampliando seu escopo, seus objetos de estudo e, sobretudo, as formas de apresentar os resultados de pesquisa. Este estudo propõe um levantamento e análise dos artigos publicados na Revista INTER-AÇÃO com temas na área de História da Educação no período de 1975 a junho de 2024. Nesse período, foram encontrados 55 artigos publicados com temas na área. Como resultado, pode-se afirmar que as publicações acompanharam a evolução teórico-metodológica que se desenvolveu na área de História da Educação, configuradas na forma e conteúdo dos artigos estudados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Fernanda Barros, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação (UFG). Líder do Núcleo de Pesquisas em História da educação em Goiás (NepheGO).

Chaiane Rosa Medeiros, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Doutora em Educação Escolar (Faculdade de Ciências e Letras).

Alandeom W. Oliveira, State University of New York at Albany

Associate Professor (Educational Theory and Practice).

Références

ALDRICH, R. A contested and changing terrain: History of education in the twenty-first century. In: CROOK, D.; ALDRICH, R. (ed.). History of education for the twenty-first century. London: Institute of Education, 2000. p. 63-79.

BRANDÃO, Z. A Historiografia da Educação na Encruzilhada. In: SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (org.). História e História da Educação. São Paulo: HISTEDBR, 1998.

FERREIRA, M. M. História, tempo presente e história oral. Topoi, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 314-332, 2002. DOI: 10.1590/2237-101X003006013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/topoi/a/fpGyHz8dRnk56XjcFGs736F. Acesso em: 25 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-101X003006013

MAGALHÃES, J. Breve apontamento para a história das Instituições Educativas. In: SANFELICE, J. L.; SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. (org.). História da Educação: perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas: Autores Associados, 1999.

MCCULLOCH, G. Disciplines contributing to education? Educational Studies and the disciplines. British Journal of Educational Studies, [S.l.], v. 50, n. 1, p. 100-119, 2002. DOI: 10.1111/1467-8527.t01-1-00193. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1111/1467-8527.t01-1-00193. Acesso em: 25 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8527.t01-1-00193

MCCULLOCH, G. The struggle for the history of education. New York: Routledge, 2011. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203828854

CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS. Os estudos e as pesquisas educacionais no ministério da educação e cultura. Educação e Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 7-49, 1956.

REVISTA INTER-AÇÃO. Goiânia: UFG, 1975-2024. eISSN: 1981-8416. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/index. Acesso em: 12 fev. 2024.

RURY, J. L.; TAMURA, E. H. The Oxford handbook of the history of education. Oxford: Oxford University Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199340033.001.0001

SIMON, B. History of education. In: HIRST, P. H. (ed). Educational theory and its foundation disciplines. London: Routledge, 1983. p. 62-68.

TEIXEIRA, A. Ensino Superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: Instituto de Documentação/Editora da FGV, 1989.

VIDAL, D. G.; FARIA FILHO, L. M. História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, São Paulo. v. 23, n. 45. p. 37-70, 2003. DOI: 10.1590/S0102-01882003000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/tDdpKPbzPmprhd9Pz5VMQHH/. Acesso em: 25 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882003000100003

WARDE, M. J. Contribuições da história para a educação. Em Aberto, Brasília, v. 9, n. 47, p. 3-11, 1990. DOI: 10.24109/2176-6673.emaberto.9i47.1779. Disponível em: https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2100. Acesso em: 15 jun. 2024

WARDE, M. J. Revistas de Educação ensino como objeto de historiadores da educação (Brasil, 1988-2021). In: WARDE, M. J.; OLIVEIRA, F. R. (org.). História da Educação: sujeitos, objetos e práticas. São Paulo: UFESP, 2022. p. 16-48.

Publié-e

2024-12-30

Comment citer

BARROS, Fernanda; MEDEIROS, Chaiane Rosa; OLIVEIRA, Alandeom W. A história da educação na Revista Inter-Ação da Faculdade de Educação da UFG: 1975 a 2024. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.2, p. e024018, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.2.19704. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19704. Acesso em: 5 déc. 2025.