Educação protestante norte-americana e processo civilizador: contribuições para o debate

Autores/as

  • Cesar Romero Amaral Vieira UNIMEP
  • Luiz Cândido Martins UNIMEP
  • Magda Sarat

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i19.6997

Resumen

O Brasil do final do século XIX e início do século XX recebeu um grande número de estrangeiros imbuídos de projetos civilizatórios e republicanos, focados em experiências educacionais, especialmente na fundação de colégios e instituições. Neste artigo, pretende-se analisar alguns conceitos sociológicos de Norbert Elias sobre Processos Civilizadores para compreender essa onda civilizatória, em diálogo com os escritos de Alexis de Tocqueville. Considera-se para isto, o modelo educacional norte-americano e protestante que esteve presente no Brasil e, nas concepções dos grupos que aqui chegaram. Empiricamente utilizar-se-á dados de pesquisas acerca da história da educação protestante, realizadas a partir de fontes orais e documentais. Portanto, destaca-se que o modelo educacional norte americano fez parte do ideal civilizatório propalado e aceito, não somente nos discursos, mas nas práticas recorrentes do período -a república em construção- na qual estavam expressas as concepções e propostas de mudanças educacionais e sociais com o intuito de levar o país ao patamar de nação civilizada.

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Publicado

2017-04-02

Cómo citar

VIEIRA, Cesar Romero Amaral; MARTINS, Luiz Cândido; SARAT, Magda. Educação protestante norte-americana e processo civilizador: contribuições para o debate. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 19, p. 124–136, 2017. DOI: 10.30612/eduf.v7i19.6997. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/6997. Acesso em: 22 nov. 2024.