O professor de língua espanhola em contexto de educação inclusiva: desafios e perspectivas no ensino para deficientes visuais
Palavras-chave:
EducaçãoResumo
Este artigo propõe uma discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem de espanhol para alunos com deficiência visual. Com base na metodologia da pesquisa-ação organizou-se um curso de nível iniciante de espanhol para 3 alunos cegos e 1 com baixa visão. As aulas foram gravadas em vídeo e foi realizada uma análise microgenética. Com base na Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski e na Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani, este estudo apontou a importância de uma prática planejada e intencional para promover tanto a inclusão quanto o aprendizado da língua estrangeira.Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
______. Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. Brasília, DF, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11161.htm Acesso em: 10 abr. 2010.
________ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf Acesso em 22 mar 2011.
______. Decreto n.º 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de
março de 2007. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm Acesso em: Acesso em 22 mar 2011.
BRIONES, A. I.; FLAVIAN, E.; FERNÁNDEZ, G. E. Español Ahora. São Paulo: Editora Moderna/Santillana, 2003.
CAIADO, K. R. M. Aluno deficiente visual na escola: lembranças e depoimentos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2014.
DAHER, D. C.; SANT’ANNA, V. L. A. Formação e exercício profissional de professor de língua espanhola: revendo conceitos e percursos. In: BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Espanhol: Ensino Médio (Coleção Explorando o Ensino, v. 16, 2010, 292p.
EL ANDALOUSSI, K. Pesquisas-ações: ciências, desenvolvimento, democracia. São Carlos: EdUFSCar, 2004.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2003.
GÓES, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Caderno CEDES, v. 20, n. 50, p. 9-25, 2000.
LAPLANE, A. L. F.; CAIADO, K. R. M. Uma década de Educação Especial no Brasil. In: JEFFREY, D. C.; AGUILAR, L. E. (Org.). Política educacional brasileira: análises e entraves – níveis e modalidades. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
MARSIGLIA, A. C. G. A Prática Pedagógica na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. In: ________. (Org.) Pedagogia Histórico-Crítica 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011.
REVUZ, C. A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. In: SIGNORINI, I. (Org.) Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado das Letras, 1998.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Edição comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008a.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2008b.
SAVIANI, D. Interlocuções Pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Autores Associados, Campinas, 2010.
SAVIANI, D. Entrevista com Dermeval Saviani – PNE. Publicado em 07 abr 2014. Entrevista concedida à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/entrevista-com-dermeval-saviani-pne Acesso em 11 nov 2014.
SMOLKA, A. L. B.; GÓES, M. C. R. de. Introdução. In: ______. (Org.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a e a construção do conhecimento. 5.ed. Campinas: Papirus, 1997.
VARGENS, D. P. M; FREITAS, L. M. A. Ler e escrever: muito mais que unir palavras. In: BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Espanhol: ensino médio (Coleção Explorando o Ensino). Brasília: 2010. v. 16.
VYGOTSKI, L.S. Obras escogidas III: incluye Problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 1995.
VYGOTSKI, L.S. Obras escogidas V: fundamentos de defectología. Madrid: Visor, 1997