Formação de professores: problematizações e propostas para o projeto pedagógico dos cursos de licenciaturas

Autores

  • Carlos Betlinski UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Palavras-chave:

Formação de professores. Projeto pedagógico de curso. Ensino superior.

Resumo

Propõe-se neste artigo uma discussão sobre a formação de professores dos cursos de licenciaturas das Instituições de Ensino Superior tendo como foco central a análise do Projeto Pedagógico de Curso. Aborda-se o processo e expansão da universidade brasileira no contexto mercadológico e suas consequências para as políticas públicas de gestão do ensino superior, além de suas implicações nos cursos de formação inicial de professores. A partir dos três elementos centrais do Projeto Pedagógico de Curso, concepção de educação, perfil do egresso e metodologia de ensino o artigo tece críticas ao modelo mercantil de educação e pensa a formação de professores como processo de autoformação cultural, o que remete à Paideia grega.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Betlinski, UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Departamento de Educação, área de Filosofia da Educação

Referências

BRASIL. Lei Federal 9394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da

Educação Nacional.

DELEUZE, G. & PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro:

Paz e Terra, 1980.

JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. Trad. Artur M.

Parreira. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

NIETZSCHE, F. Escritos sobre a educação. Trad. Noéli Correia de Melo

Sobrinho. Rio de Janeiro: PUC/Rio e editora Loyola, 2003.

NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SGUISSARDI, V. Modelo de expansão da educação superior no Brasil:

predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação

universitária. In: Educação e Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 105, p. 991-1022, set./dez. 2008. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br,

Acessado em 10/01/2012.

VEIGA, I. P. A. (org). Didática: o ensino e suas relações. Campinas:

Papirus, 1997.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

BETLINSKI, Carlos. Formação de professores: problematizações e propostas para o projeto pedagógico dos cursos de licenciaturas. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 5, p. p.07–21, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1746. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê