O fechamento das escolas normais em Mato Grosso (1937–1947)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12in.esp.1.17108

Palavras-chave:

Formação docente, História da Educação, Educação Mato Grosso

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar as representações construídas em relação ao ensino normal diante do fechamento das escolas normais em Mato Grosso, no período de 1937 a 1947. O recorte temporal selecionado deve-se ao encerramento das atividades da Escola Normal Pedro Celestino no final de 1937, bem como à retomada do ensino normal em 1947. Diante dessa situação, questiona-se como a extinção das escolas normais foi retratada nos documentos oficiais emitidos pela gestão estadual. O embasamento teórico para este estudo consiste no conceito de representações desenvolvido por Roger Chartier (1990), assim como na abordagem de Antônio Nóvoa (1995) sobre a profissionalização docente. Para a elaboração deste artigo, foram consultados os decretos e mensagens governamentais encontrados no Arquivo Público de Mato Grosso. As narrativas presentes nos documentos públicos buscavam retratar que a decisão de fechar a instituição de formação de professores proporcionaria um cenário propício para o desenvolvimento do ensino estadual.

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Biografia do Autor

Rômulo Pinheiro de Amorim, Secretaria de Educação de Mato Grosso

Professor de Educação Básica. Doutorado em Educação (UFGD). Pós-doutorado (UFMT).

Elizabeth Figueiredo de Sá, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Associada. Doutorado em Educação (USP). Pós- doutoramento (UC-Portugal).

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

AMORIM, Rômulo Pinheiro de; SÁ, Elizabeth Figueiredo de. O fechamento das escolas normais em Mato Grosso (1937–1947) . Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023013, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17108. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/17108. Acesso em: 25 dez. 2024.