Curso de educação do campo com formação freireana e o ensino de Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14424

Palavras-chave:

Educação do Campo, Libras, Representações Sociais.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as Representações Sociais que graduandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - LEDOC-UFPA-BRASIL possuem sobre a prática pedagógica da professora de Libras e como estas representações expressam a contribuição da disciplina de Libras à formação freireana na educação do campo, considerando que a educação de Paulo Freire é o principal referencial teórico do curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos sujeitos foram 28 estudantes de graduação. A coleta de dados foi inspirada na associação livre de palavras e os dados organizados e analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdos, tendo por base a abordagem processual de Serge Moscovici. Entre os resultados destaca-se que as representações dos educandos sobre a ação educativa da professora evidenciaram existir os seguintes princípios freireanos: a) o diálogo, por meio da Roda de Conversa e de ação dialógica através da Libras, b) a práxis, por meio do ensino crítico-reflexivo, envolvendo o debate e a representatividade do movimento surdo, bem como o reconhecimento da Libras como elemento formativo da identidade surda e c) o respeito às diferenças, com a criação de ambiente de alteridade, reconhecendo os sujeitos e seus saberes, constituindo-se em uma prática educativa humanizadora e acolhedora.

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Biografia do Autor

Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Pará; Professora de Libras da Universidade Federal do Pará (UFPA) campus Cametá. Coordenadora do Grupo de Estudos Surdos na Amazônia tocantina (UFPA/GESAT) e do Núcleo de Acessbildiade (DIE?UFPA) E-mail: waldmamaira@hotmail.com. ORCID - https://orcid.org/0000-0002-8747-5185

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa - México. Coordenadora e professora no Programa de Pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Pará.Email: nildeapoluceno@uol.com.br ORCID – https://orcid.org/0000-0002-3458-584X

 

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Curso de educação do campo com formação freireana e o ensino de Libras. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 30, p. 228–241, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i30.14424. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/14424. Acesso em: 22 dez. 2024.