A formação docente no estágio supervisionado: narrativas de egressos do curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i29.14176

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação de professores, Narrativas

Resumo

Neste artigo, de abordagem qualitativa, tomamos como objetivo compreender como professoras/es recém-formadas/os perceberam a docência a partir da experiência do estágio supervisionado no Ensino Fundamental. Para a produção das narrativas pelas/os participantes da pesquisa, pedagogas/os recém-formadas/os de uma instituição de ensino superior privada, no interior do Maranhão, trabalhamos com conversas e questionário como dispositivos metodológicos.  O problema de pesquisa questiona: como as/os professoras/es recém-formadas/os percebem a docência, a partir da realização do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental pelo qual vivenciaram? Os resultados mostraram que o estágio é uma experiência marcante na formação inicial de professoras/es; apesar de relevante, não fornece todas as bases para se atuar profissionalmente, mas possibilita contribuições fundamentais para os futuros docentes.

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Publicado

2020-03-08

Como Citar

MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. A formação docente no estágio supervisionado: narrativas de egressos do curso de Pedagogia. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 29, p. 139–152, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i29.14176. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/14176. Acesso em: 25 dez. 2024.