A evasão no sistema Universidade Aberta do Brasil: uma análise das justificativas das instituições integrantes
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v10i29.14169Palavras-chave:
Evasão, Educação à Distância, Sistema Universidade Aberta do BrasilResumo
Este artigo trata da evasão em cursos à distância. Tem como objetivo analisar as justificativas acadêmicas apresentadas por instituições de educação superior (IES) a propósito da evasão discente nos cursos ofertados no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A pesquisa envolveu a realização de análise de conteúdo nos textos das 77 justificativas apresentadas por IES do Sistema UAB à Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), relativamente à evasão em cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu. Os resultados apontaram que, na maioria dos casos, do ponto de vista dos alunos, a falta de internet e a pouca habilidade para manejar as ferramentas tecnológicas têm sido os principais causadores de evasão. Quanto às IES, as principais alegações se relacionam à precariedade de profissionais, principalmente os tutores, além de fatores relativos à equipe multidisciplinar, como o desenvolvimento de materiais didáticos e videoaulas. Outro fator considerado como de principal correlação ao fenômeno foi a ausência ou falta de qualidade na infraestrutura.
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