A evasão no sistema Universidade Aberta do Brasil: uma análise das justificativas das instituições integrantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i29.14169

Palavras-chave:

Evasão, Educação à Distância, Sistema Universidade Aberta do Brasil

Resumo

Este artigo trata da evasão em cursos à distância. Tem como objetivo analisar as justificativas acadêmicas apresentadas por instituições de educação superior (IES) a propósito da evasão discente nos cursos ofertados no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A pesquisa envolveu a realização de análise de conteúdo nos textos das 77 justificativas apresentadas por IES do Sistema UAB à Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), relativamente à evasão em cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu. Os resultados apontaram que, na maioria dos casos, do ponto de vista dos alunos, a falta de internet e a pouca habilidade para manejar as ferramentas tecnológicas têm sido os principais causadores de evasão. Quanto às IES, as principais alegações se relacionam à precariedade de profissionais, principalmente os tutores, além de fatores relativos à equipe multidisciplinar, como o desenvolvimento de materiais didáticos e videoaulas. Outro fator considerado como de principal correlação ao fenômeno foi a ausência ou falta de qualidade na infraestrutura.

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Publicado

2020-03-08

Como Citar

NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; FERREIRA, Marcello; LIRA, Luiz Alberto Rocha de. A evasão no sistema Universidade Aberta do Brasil: uma análise das justificativas das instituições integrantes. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 29, p. 32–44, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i29.14169. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/14169. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: “ACESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR"