Ensino de Libras: uma atividade do Pibid para estudantes do ensino infantil de uma escola municipal da cidade de Campo Grande
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i6.6474Palavras-chave:
Ensino de Libras. Educação Infantil. Pibid/Letras/Libras.Resumo
O ensino de Libras passou a ser ofertado após o reconhecimento linguístico com a Lei de Libras no 10.436/02 e o Decreto no 5626/05 que regulamenta esta Lei. Assim com as conquistas e desafios vivenciados no processo de inclusão atendendo a todos, o campo educacional está possibilitando em escolas que tem uma proposta bilíngue ou que atende alunos com surdez o ensino de Libras. Como uma das ações do PIBID Letras Libras a partir do mês de setembro do presente ano, em uma escola municipal do município de Campo Grande, inicia-se o ensino de Libras para estudantes do Ensino Infantil com a meta de garantir o acesso e acessibilidade, bem como propiciar o uso e difusão da Libras.Downloads
Referências
BAGNO, M., Marcos, B., Gilles G., Michael S. Língua materna: Letramento, Variação e Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
BARJARD, E. Ler e Dizer: Compreensão e Comunicação do Texto Escrito. 3a Ed., São Paulo. Cortez, 2001
GESSER, Audrei. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a LIBRAS. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
____________ apostila curso letras libras metodologia de ensino de libras como L2. Florianópolis, 2010.
GOMES, Anangélica Moraes. A Criança em Desenvolvimento: Cérebro, Cognição e Comportamento. Rio de Janeiro: Revinter, 2005.
LODI, Ana Claudia; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa: Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009.
MECACCI, Luciano. Conhecendo o Cérebro. São Paulo: Nobel, 1987.
QUADROS, R. M. – Alfabetização e o ensino de língua de sinais. Textura, Canoas, n.3, p.53-62. em http://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=23&idart=47
RICHARDS, Jack. C; O ensino comunicativo de línguas estrangeiras. São Paulo: Special Book Services Livraria, 2006.
SACKS, Oliver. Vendo Vozes. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.