Competência Digital Docente: diálogos teóricos para a docência na educação superior

Autores

Palavras-chave:

Competência Digital, Competência, Educação Superior

Resumo

O artigo analisa a competência docente no contexto da educação superior, com foco central na importância da proficiência digital para as práticas pedagógicas. O objetivo do estudo é identificar a relevância da competência digital na prática pedagógica do professor formador da educação superior a partir de dados de organismos mundiais e documentos educacionais nacionais e internacionais. A metodologia adotada pauta-se na pesquisa bibliográfica e documental. Os principais resultados evidenciam que apenas 18% dos professores atuantes em Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras possuem competência digital avançada, o que representa um entrave significativo tanto para a capacitação dos futuros professores quanto para a implementação de propostas de formação continuada adequadas aos docentes para atuar em contextos de ensino mediados por tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Suzane Gomes Mendes, UFMG

Débora Suzane Gomes Mendes é mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFMA), Informática na Educação (IFMA), Metodologias para a EAD (UNIASSELVI) e Psicopedagogia Institucional, Clínica, Empresarial e Hospitalar (Faculdade Santa Fé). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Trabalhou como professora substituta do Departamento de Educação e Filosofia (DEFIL) da UEMA. Trabalhou como professora formadora no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UEMANet. Trabalhou como consultora educacional do ecossistema Apple Education.Trabalhou no Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UFMA, desenvolvendo atividades como coordenadora pedagógica da EaD, professora orientadora de TCC no Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, professora formadora nos cursos da graduação da EaD, tutora a distância dos cursos da graduação da EaD. Trabalhou no Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UESPI na função de professora orientadora no Curso de Especialização em Gestão Educacional. Trabalhou na UNIASSELVI como professora-autora e avaliadora de livros didáticos da graduação e pós-graduação para a modalidade de EaD. Trabalhou no Programa de Formação de Professores da Educação Básica do Governo Federal "Escola da Terra" (SECADI/UFMA) como professora formadora e orientadora de TCC. Foi bolsista e pesquisadora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social

Downloads

Publicado

15-12-2025

Como Citar

Mendes, D. S. G. (2025). Competência Digital Docente: diálogos teóricos para a docência na educação superior. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20755

Edição

Seção

Artigos