Gincana Matemática como Instrumento de Ensino e Aprendizagem
Palavras-chave:
Gincana matemática. Dia do Pi. Gamificação. Metodologia Ativa.Resumo
Em celebração ao Dia Internacional da Matemática e ao Dia do Pi, foi organizada uma gincana educativa com os estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Amapá. A iniciativa visou oferecer uma vivência didática que unisse teoria e entretenimento, incorporando princípios de gamificação. As tarefas planejadas exploraram o número Pi, com desafios de saber, perguntas dinâmicas e práticas ligadas à matemática. A metodologia ativa foi empregada por meio de jogos e trabalhos em equipe, incentivando a inventividade e a solução conjunta de problemas. Os alunos mostraram um interesse progressivo durante a gincana, que também impulsionou o aprimoramento da independência como futuros professores. Este trabalho se diferencia pela falta de estudos sobre o Dia do Pi e gincanas matemáticas, colaborando para a criação de métodos inovadores no ensino da matéria. O evento promoveu, desse modo, um aprendizado efetivo, além de fomentar a importância da matemática em locais diversos da sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
