Gincana Matemática como Instrumento de Ensino e Aprendizagem

Autores/as

Palabras clave:

Gincana matemática. Dia do Pi. Gamificação. Metodologia Ativa.

Resumen

Em celebração ao Dia Internacional da Matemática e ao Dia do Pi, foi organizada uma gincana educativa com os estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Amapá. A iniciativa visou oferecer uma vivência didática que unisse teoria e entretenimento, incorporando princípios de gamificação. As tarefas planejadas exploraram o número Pi, com desafios de saber, perguntas dinâmicas e práticas ligadas à matemática. A metodologia ativa foi empregada por meio de jogos e trabalhos em equipe, incentivando a inventividade e a solução conjunta de problemas. Os alunos mostraram um interesse progressivo durante a gincana, que também impulsionou o aprimoramento da independência como futuros professores. Este trabalho se diferencia pela falta de estudos sobre o Dia do Pi e gincanas matemáticas, colaborando para a criação de métodos inovadores no ensino da matéria. O evento promoveu, desse modo, um aprendizado efetivo, além de fomentar a importância da matemática em locais diversos da sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julio Silva de Pontes, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Lider do Grupo Amapaense de Pesquisa em Educação a Distância - GAP-EAD. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). E-mail: julio.pontes@ueap.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1687-1508.

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Macapá, Amapá, Brasil. Professor no Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (FAPEAP). Lider e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2947-5347

Publicado

2025-12-15

Cómo citar

Pontes, J. S. de, & Custódio, E. S. (2025). Gincana Matemática como Instrumento de Ensino e Aprendizagem. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20654

Número

Sección

Artigos