Formação de acadêmicos surdos: desafios linguísticos, culturais e atitudinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18120

Palavras-chave:

Libras, Educação de Surdos, Mediação linguística

Resumo

No decorrer dos tempos, a Educação de Surdos sempre vivenciou e protagonizou as políticas vigentes, o que por muitas vezes acabou gerando dificuldades em sua formação. Um marco importante ocorrido no século XX foi o reconhecimento da língua de sinais que protagonizou um novo meio de instrução e formação na vida educacional dos surdos. Assim, o presente estudo contextualiza os desafios e conquistas tendo como premissa o valor da língua de sinais. Buscando assegurar uma formação de qualidade a pesquisa foi desenvolvida envolvendo um questionário a uma turma de estudantes surdos no Ensino Superior, em uma instituição pública. Os resultados finais revelam a importância da Língua Brasileira de Sinais, doravante Libras, para sua formação e, do profissional tradutor intérprete de Libras para mediação linguística no momento que envolve a regência das aulas de professores ouvintes, sejam eles fluentes ou não na Libras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana de Fátima Janes Constâncio, UFGD

Docente da UFGD

Downloads

Publicado

08-03-2024 — Atualizado em 09-04-2024

Como Citar

Constâncio, R. de F. J. (2024). Formação de acadêmicos surdos: desafios linguísticos, culturais e atitudinais. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(15), 5–12. https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18120