A integração de tecnologias digitais na prática pedagógica: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17698Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Formação Docente, Competência Digital DocenteResumo
A integração de tecnologias digitais na prática pedagógica é um desafio que abrange diversos aspectos, da infraestrutura escolar, o uso ético e crítico pelos estudantes, até a habilidade do professor em empregar a tecnologia de modo eficaz para o ensino e aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo identificar como a integração de tecnologias digitais na prática pedagógica tem sido abordada atualmente, em diferentes contextos. Foi realizada uma revisão de literatura em busca de artigos na área de Ensino, o processo de seleção e análise qualitativa do portfólio foi conduzido à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Observou-se diferentes perspectivas, da formação docente inicial à continuada, objetivos e procedimentos variados. Os estudos analisados apresentam experiências positivas, inspiradoras e desafios semelhantes ao do contexto brasileiro. Destacou-se a necessidade de revisão dos currículos de formação docente inicial e continuada, para atender às demandas do século XXI, ampliando o espaço para atividades que desenvolvam competências tecnológicas, tornando explícita a importância para o ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.