Tecendo redes de conhecimento: netnografia como ferramenta de ensino em um curso de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v8i10.11472

Palavras-chave:

Educação Superior. Currículo. Netnografia.

Resumo

O artigo apresenta os resultados obtidos em um curso de graduação de medicina localizado na cidade de São Paulo, Brasil, com a experiência de utilização do método netnográfico como estratégia de ensino, como estratégia para o alcance do perfil do egresso desejado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de medicina. A experiência aqui apresentada transcorreu durante os anos de 2016 a 2019, em disciplinas relacionadas à prática da Atenção Primária em Saúde. Os alunos utilizaram as redes sociais Facebook® e Patients like me®, onde conviveram com pessoas com doenças crônicas de diversas nacionalidades. Restou claro para estes educandos que a falta de comunicação e empatia perpassa a relação médico-paciente atual e como as questões socioculturais influenciam o adoecer. A netnografia mostrou-se útil como ferramenta de ensino, complementar a outros recursos.

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Biografia do Autor

Maria Elisa Gonzalez Manso, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Ciencias Sociais, Mestre e pós-doutora em Gerontologia Social pela PUC SP. Médica. Especialista em Docencia na Saúde pela UFRGS. Professora titular de Saúde Coletiva Centro Universitário São Camilo SP. Prof. convidada COGEAE PUC SP.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

Manso, M. E. G. (2020). Tecendo redes de conhecimento: netnografia como ferramenta de ensino em um curso de medicina. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 8(10), 28–38. https://doi.org/10.30612/eadtde.v8i10.11472

Edição

Seção

Artigos