A utilização das TICs como material pedagógico no ensino fundamental 1, do colégio privado Losango de Ubá-MG: suportes e contribuições do código QR no auxílio à prática educacional
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v8i10.11169Palavras-chave:
Qrcode. Tics. Ensino Fundamental. Iramuteq.Resumo
A revolução tecnológica vivenciada atualmente exige mudança no campo educacional, portanto fazer o uso da tecnologia nas escolas já é uma necessidade inadiável. As crianças desde cedo despertam o interesse pela te cnologia, visto que usar um tablet, smartphone ou computador é algo normal, que elas conseguem fazer sem grandes dificuldades. Este trabalho teve como objetivo analisar a utilização do código QR no Ensino Fundamental I das disciplinas básicas do Colégio Losango de Ubá-MG. Para a realização deste trabalho, optou-se pela pesquisa de campo de natureza quali-quantitativa, com a utilização de uma entrevista e um questionário fechado. A análise de dados foi processada por meio do software Iramuteq e do programa Excel da Microsoft Office 365. Conclui-se que o código QR nos materiais didáticos funciona como ferramenta que auxilia com benefício na transmissão de conhecimentos, além de assegurar incontáveis possibilidades de aprendizagem, trazendo a tecnologia educacional para o universo da sala de aula.Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologia de informação e comunicação na escola: aprendizagem e produção da escrita. Série “Tecnologia e Currículo’’- Programa Salto para o Futuro, nov. 2001.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologia de informação e comunicação na escola: novos horizontes na produção escrita. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 43, p. 711-725, 2004.
AMARO, Ana; PÓVOA, Andreia; MACEDO, Lúcia. A arte de fazer questionários. Porto, Portugal: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2005.
ARAYA, Ronny Gamboa. Uso de la tecnología en la enseñanza de las matemáticas. Cadernos de Investigación Matemática, 2007.
BRANDÃO, Daniel; VARGAS, Ana Carolina. Avaliação do uso de tecnologias digitais na educação. Experiências avaliativas de tecnologias digitais na Educação, p. 9, 2016.
BRASIL. Política de Inovação Educação Conectada. Decreto nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=5BF9 020E724353AB392578D972B44E54.proposicoesWebExterno2?codteor=1630000&filename=Avulso+-PL+9165/2017. Acesso em: 15 mar. 2019.
BRITTO JÚNIOR, Álvaro Francisco de Britto; FERES JÚNIOR, Nazir Feres. A utilização da técnica da entrevista em trabalhos científicos. Revista Evidência, v. 7, n. 7, 2012.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.
CASTRO, Patrícia Aparecida Pereira Penkal; TUCUNDUVA, Cristiane Costa; ARNS, Elaine Mandelli. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. ATHENA Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10, 2008.
COPETTI, Cinara; GHISLENI, Taís Steffenello. Mobile marketing: a tecnologia qr code utilizada em ação da Heineken. Disciplinarum Scientia| Sociais Aplicadas, v. 8, n. 1, p. 59-69, 2012.
COSTA, Ivanilson. Novas tecnologias e aprendizagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
FONSECA, Ana Graciela Mendes Fernandes. Aprendizagem, mobilidade e convergência: mobile learning com celulares e smartphones. Revista Mídia e Cotidiano, v. 2, n. 2, p. 265-283, 2013.
DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2008.
DOWBOR; Ladislau Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FIORIO, Rosaine; ESPERANDIM, Rauany; SILVA, Flávio; VARELA, Paulo; LEITE, Maici; REINALDO, Francisco. Uma experiência prática da inserção da robótica e seus benefícios como ferramenta educativa em escolas públicas. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), 2014, p. 1223.
FONSECA, Ana Graciela Mendes Fernandes da. Aprendizagem, mobilidade e convergência: mobile learning com celulares e smartphones. Revista Mídia e Cotidiano, v. 2, n. 2, p. 265-283, 2013.
FREITAS, Raphael; CARVALHO, Mercedes. Tecnologias móveis: tablets e smartphones no ensino da matemática. Laplage em Revista, v. 3, n. 2, p. 47-61, 2017.
GEBRAN, Maurício Pessoa. Tecnologias educacionais. Curitiba: IESDE Brasil SA, 2009.
GIARDELLI, Gil. Você é o que você compartilha: e-agora: como aproveitar as oportunidades de vida e trabalho na sociedade em rede. Editora Gente, 2016.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, n. 2, p. 201-210, 2006.
LOBO, Alex Sander Miranda; MAIA, Luiz Cláudio Gomes. O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior/Use of technologies of information and knowledge as teaching-learning tools in higher education. Caderno de Geografia, v. 25, n. 44, p. 16-26, 2015.
MANZATO, Antonio José; SANTOS, Adriana Barbosa. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência de Computação e Estatística – Universidade de Santa Catarina, 2012.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.
MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2003, p. 11-65.
MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 12, 2004.
NICHELE, Aline Grunewald; SCHLEMMER, Eliane; FARIAS RAMOS, Adriana de. QR codes na educação em química. RENOTE, v. 13, n. 2, 2015.
PEREIRA, Adriana Soares; SHITSUKA, Dorlivete Moreira; PEREIRA, Fábio José; SHITSUKA, Ricardo. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: UAB / NTE / UFSM, 2018.
PONTE, João Pedro da. As TIC no início da escolaridade: perspectivas para a formação inicial de professores. A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1. º ciclo do ensino básico, p. 19-26, 2002.
PORTAL CETIC.br. Cetic.br pesquisa o uso de celular por alunos para a realização de atividades escolares. Disponível em: https://www.cetic.br/noticia/cresce-numero-de-criancas-e-adolescentes-que-buscam-noticias-na-internet-aponta-cetic-br/. Acesso em: 26 mar. 2019.
PRENSKY, Marc. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 15, n. 2, 2010.
RAMOS, Márcio Roberto Vieira. O uso de tecnologias em sala de aula. Revista Ensino de Sociologia, v.1, p.1, 2012.
REIS, Fábio. Inovar para transformar: como a inovação pode mudar o ensino superior. São Paulo: Cultura, 2018.
RODRIGUES, William Costa. Metodologia científica: conceitos e definições. FAETEC/IST Paracambi, 2007.
SILVA, Denis; RODRIGUES Raquel; FLIPPERT, Vania; BOSCARIOLI, Clodis. Out. 2017. Usando Smartphones, QR Code e Games of Thrones para gamificar o ensino e aprendizagem de termometria. In: Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 23, n. 1, p. 658.
SILVA, Maria de Jesus de Sousa. Tecnologia na educação: as TICs e a formação do professor de língua portuguesa no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Maranhão, 2018.
SPINK, Peter Kevin. Pesquisa de campo em psicologia social: uma perspectiva pós-construcionista. Psicologia & Sociedade, v. 15, n. 2, p. 18-42, 2003.
TORREZZAN, Cristina Alba Wildt. Design pedagógico: um olhar na construção de materiais educacionais digitais. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
VIEIRA, Liliana de Sousa; COUTINHO, Clara Pereira. Mobile learning: perspectivando o potencial dos códigos QR na educação. In: VII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2013. Universidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXI, 2013. p. 73-91.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.