Aplicando o software Winplot para o ensino de sistemas de lineares.
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.7191Palabras clave:
Softwares educacionais. Winplot. Motivação.Resumen
Este trabalho descreve a aplicação do software matemático Winplot no ensino da Álgebra Linear. O uso de recursos computacionais como ferramenta didática pode, além de motivar as aulas de matemática, facilitar a formação de conceitos e aprofundar o entendimento do conteúdo através da exploração e integração dos aspectos gráficos, geométricos, numéricos e analíticos dos softwares aplicados ao Sistema Linear, o que permite, também, a construção de modelos matemáticos abstratos, simples e precisos.Descargas
Citas
BARUFI, M.C.B. E - Cálculo: Um E-curso de matemática. Disponível em:
http://www.cefa.if.usp.br/e-calculo Acesso em: 30 jul. 2017.
BATTAGLIOLI, C.S.M. Sistemas Lineares na segunda série do Ensino Médio: Um olhar sobre os livros didáticos. Tese de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Pontifícia Universidade de São Paulo PUCSP, São Paulo. 2008.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2006.
BOLDRINI, j. l.; COSTA, s. i. r.; FIGUEIREDO, v. l.; WETZLER, h. g. Álgebra linear. São Paulo: Harbra, 1980.
Borba, M. C. & Penteado, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
PONTE, J.P ; OLIVEIRA, H.; VARANDAS,J.M. O Contributo das Tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/03-Ponte-OliVar(TIC
Dario).doc Acesso em: 10 jun. 2017.
POOLE, d. Álgebra linear. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
TAJRA, S.M. Informática na educação. 5. Ed. São Paulo: Érica, 2004.
WINPLOT. Disponível em: winplot:softonic:com:br. Acesso em 25/05/2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.