Relato de experiência: a literatura visual no aprendizado dos surdos

Autores/as

  • Anay Matos Rodrigues de Souza Universidade Federal da Grande Dourados
  • Rutnéia De Ávila Pereira
  • Juliana Maria da Silva Lima

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i6.6276

Palabras clave:

Letras/Libras. PIBID. Leonardo da Vinci. Literatura Visual.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma peça teatral sobre Leonardo da Vinci elaborado por acadêmicas do curso de licenciatura em Letras Libras da Faculdade de Educação a Distância – EaD da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com o objetivo na Literatura Visual, mostrando a cultura surda e entrelaçando com a história da Educação dos surdos em certo recorte diacrônico da Língua de Sinais, destacando as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação acadêmica. O subprojeto Letras Libras é desenvolvido em uma escola da rede pública estadual, no município de Dourados, Mato Grosso do Sul

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

KARNOPP, Lodenir Becker. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel. Pelotas. v. 36, p.155 – 174.

PERLIN, G. e STROBEL, K. Fundamentos Da Educação De Surdos. UFSC, 2008. PORTO, Shirley; PEIXOTO, Janaína. Literatura Visual. Revista Letras Libras. Biblioteca UFBP. Disponível em http://biblioteca.virtual ufpb.br/files/literatura_visual_1462975268.pdf Acesso em 05 Out. 2016.

REIS, V.P.F. A Criança Surda e seu Mundo: O Estado da Arte, As Políticas e as Intevenções Necessárias. Dissertação de mestrado. UFES, 1992.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis. Editora UFSC. 2008.

__________, Karin. História da Educação de Surdos. Florianópolis. Editora UFSC. 2009.

RIJO, M. A Inclusão de Alunos Surdos nas Escolas Públicas de Passo Fundo. Trabalho de conclusão Curso de Especialização: Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. Cuiabá: Instituto Federal do Mato Grosso, 2009.

Publicado

2017-07-08

Cómo citar

Souza, A. M. R. de, Pereira, R. D. Ávila, & Lima, J. M. da S. (2017). Relato de experiência: a literatura visual no aprendizado dos surdos. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 5(6), 45–48. https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i6.6276

Número

Sección

Relatos de experiência