Relato de experiência: a literatura visual no aprendizado dos surdos
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i6.6276Palabras clave:
Letras/Libras. PIBID. Leonardo da Vinci. Literatura Visual.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma peça teatral sobre Leonardo da Vinci elaborado por acadêmicas do curso de licenciatura em Letras Libras da Faculdade de Educação a Distância – EaD da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com o objetivo na Literatura Visual, mostrando a cultura surda e entrelaçando com a história da Educação dos surdos em certo recorte diacrônico da Língua de Sinais, destacando as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação acadêmica. O subprojeto Letras Libras é desenvolvido em uma escola da rede pública estadual, no município de Dourados, Mato Grosso do SulDescargas
Citas
KARNOPP, Lodenir Becker. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel. Pelotas. v. 36, p.155 – 174.
PERLIN, G. e STROBEL, K. Fundamentos Da Educação De Surdos. UFSC, 2008. PORTO, Shirley; PEIXOTO, Janaína. Literatura Visual. Revista Letras Libras. Biblioteca UFBP. Disponível em http://biblioteca.virtual ufpb.br/files/literatura_visual_1462975268.pdf Acesso em 05 Out. 2016.
REIS, V.P.F. A Criança Surda e seu Mundo: O Estado da Arte, As Políticas e as Intevenções Necessárias. Dissertação de mestrado. UFES, 1992.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis. Editora UFSC. 2008.
__________, Karin. História da Educação de Surdos. Florianópolis. Editora UFSC. 2009.
RIJO, M. A Inclusão de Alunos Surdos nas Escolas Públicas de Passo Fundo. Trabalho de conclusão Curso de Especialização: Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. Cuiabá: Instituto Federal do Mato Grosso, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.