Uso de podcasts como potencializador do desenvolvimento de gêneros orais em aulas de língua portuguesa no ensino médio

Autores/as

  • Valéria Hernandorena Monteagudo de Campos de Campos Serviço Social da Indústria (SESI)
  • Fernanda Guinoza Matuda Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.9861

Palabras clave:

Podcasts. Recursos tecnológicos. Oralidade.

Resumen

O ensino da oralidade nas escolas atuais é uma necessidade crescente, enquanto principal elemento de comunicação do ser humano, tanto pelo modo como a linguagem moldou as relações passadas quanto pelas novas dinâmicas trazidas pela contemporaneidade midiática. Por conseguinte, o podcast tem diversas possibilidades como recurso educacional no desenvolvimento de gêneros orais nas escolas, em meio a uma sociedade em que a Internet tem democratizado cada vez mais o uso da fala, porém, também, como desdobramento, cresce o debate infundado. Em vista disso, apresenta-se uma proposta de projeto que visa a demonstrar como as potencialidades do podcast podem ser aplicadas em salas com alunos do terceiro ano do ensino médio.

Descargas

Biografía del autor/a

Valéria Hernandorena Monteagudo de Campos de Campos, Serviço Social da Indústria (SESI)

Professora de língua portuguesa e literatura. Serviço Social da Indústria (SESI) Vila Leopoldina.

Fernanda Guinoza Matuda, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) SP.

Citas

BAKTHIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hicitec, 1997.

BAKTHIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BARROS, Gílian C.; MENTA, Eziquiel. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista Eptic, v. 9, n. 1, 2011.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas (SP): Mercado de Letras; 2004

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Aplicações escolares do Podcast. In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (CONAHPA). 2013.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. L&PM, 2015.

MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. 2006.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. Editora Cultrix, 2008.

TEIXEIRA, Lucia. Gêneros orais na escola. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. ISSN 2176-4573, v. 7, n. 1, p. 240-252/Eng. 239-251, 2012.

Videoconferência exclusiva com Joaquim Dolz. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RgEL5ScQ5mc>. Acesso em: 29 ago. 2017

Publicado

2019-12-14

Cómo citar

Campos, V. H. M. de C. de, & Matuda, F. G. (2019). Uso de podcasts como potencializador do desenvolvimento de gêneros orais em aulas de língua portuguesa no ensino médio. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 7(9), 85–96. https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.9861

Número

Sección

Artigos