A produção de textos a distância com estudantes da Licenciatura do Campo da UFGD
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.7399Resumen
Este texto tem a perspectiva de apresentar a experiência adquirida no desenvolvimento do projeto de extensão Leitura e Produção de textos Acadêmicos I. Esse projeto pretendia investir na melhoria das habilidades dos professores das escolas do campo do Mato Grosso do Sul e dos alunos da Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD na leitura e produção de textos acadêmicos. Nesse percurso os professores das escolas do campo do Estado do Mato Grosso do Sul e os alunos da LEDUC foram auxiliados por professores da Universidade e acadêmicos do curso de Letras e da Pós-Graduação em Letras da UFGD. Cabe destacar, que essa ação possibilitou uma maior interação entre os alunos da Pós-Graduação e da Graduação da universidade com os professores do campo do Estado do Mato Grosso do Sul. Esse projeto pretendia possibilitar aos professores das escolas do campo e aos alunos da LEDUC o reconhecimento dos princípios básicos da norma culta, desenvolvendo habilidades de leitura e produção de textos coesos e coerentes, tendo como perspectiva o estudo da Língua Portuguesa para fins acadêmicos. Essa proposta vislumbrou o estabelecimento de uma relação profícua entre diferentes instâncias da universidade e a comunidade.Descargas
Citas
BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. Tradução decJudith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2006.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. 7ª ed. São Paulo: Ática, 1975.
CARLINO, P. Alfabetización acadêmica: um cambio necesario, algumas posibles. Educere, Mérida (Venezuela), v.6, n.20, p.409-420, 2003.
CEREJA, W. R. & MAGALHÃES, T. C. Português linguagens: literatura, produção de texto e gramática 1. São Paulo: Atual, 2004.
COSTA VAL, M. da G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
FÁVERO, L. L. & Koch, I. G. V. Lingüística textual: introdução. São Paulo: Cortez editora, 2005.
GUEDES, Paulo C. Manual de redação. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.
KLEIMAN, A. B. & MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999.
KOCH, I. G. V. Coesão textual. São Paulo: Contexto, 2004.
MACHADO, A. R., LOUSADA, E. & ABREU-TARDELLI, L. S. Resenha. 4 ed. São Paulo: Parábola, 2011.
MARTINS, M. H. O que é leitura. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 2003.
PEDRON, A. J. Metodologia científica: auxiliar do estudo, da leitura e da pesquisa. Brasília: Edição do autor, 2003.
PERRENOUD, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto, 1995.
TEIXEIRA, E. Competências transversais para o ofício de aluno: a metodologia acadêmica em questão ou quando estudar, ler e escrever faz a diferença. Trilhas, Belém, v.1, n.2, p.56-65, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.