Glossário de libras: caminhos para construção de instrumento de coleta de dados

Autores/as

  • Eliane Francisca Alves da Silva Ochiuto UFGD/EaD
  • Ana Paula Oliveira e Fernandes
  • Rosana de Fátima Janes Constâncio
  • Gabriele Cristine Rech

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i6.6337

Palabras clave:

Glossário. Lugares Públicos. Comunidade Surda.

Resumen

O projeto aqui apresentado tem como premissa investigar, coletar, divulgar e propagar os sinais dos principais lugares públicos e pontos turísticos para viabilizar e socializar não somente a comunidade surda usuária da Libras, mas possibilitar a propagação a toda população da Grande Dourados os sinais específicos destes locais garantindo ao surdo o acesso e acessibilidade. Para a elaboração do glossário a proposta inicial foi de realizar uma pesquisa envolvendo a participação em formato de questionário aos tradutores intérpretes de língua de sinais, surdos usuários da Libras a fim de identificar os possíveis sinais já existentes, bem como o estudo e a criação de sinais que identifiquem tais pontos. A produção deste glossário corrobora para a criação e difusão de toda a história dos principais lugares públicos e pontos turísticos disseminando a cultura local e possibilitando o uso e a difusão da Libras conforme previsto na Lei de Libras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Lei Nº. 10.436 de 20 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2002.

BRASIL. Decreto Nº. 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436/02. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2005.

BRASIL. Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2015.

SOUZA-JÚNIOR, J. E. G de. Estudos introdutórios da Toponímia da Língua de Sinais Brasileira – LSB In: BRUNO, M. M. G; OLIVEIRA, O. V; Organizadoras. Educação escolar indígena, diferença e deficiência: (re)pensando práticas pedagógicas. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2015.

TRIVIÑOS, A. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado

2017-07-08

Cómo citar

Ochiuto, E. F. A. da S., Fernandes, A. P. O. e, Constâncio, R. de F. J., & Rech, G. C. (2017). Glossário de libras: caminhos para construção de instrumento de coleta de dados. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 5(6), 7–14. https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i6.6337

Número

Sección

Artigos