Facebook na construção e ampliação de sentido na comunicação dos estudantes surdos

Autores/as

  • Nelson Dias
  • Alexandra Ayach Anache
  • Ruberval Franco Maciel

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i6.6279

Palabras clave:

Facebook. Estudantes surdos. Translinguagem.

Resumen

Este artigo traz uma discussão sobre a utilização do Facebook como forma de construir e ampliar sentido na escrita de estudantes surdos. Com as novas tecnologias é possível utilizar várias mídias para produzir sentidos nas redes sociais, o objetivo deste trabalho é utilizar essas mídias para contribuir na produção escrita dos estudantes surdos. Para isso, utilizou-se a metodologia da translinguagem de Canagarajah (2013) que vem quebrar os estudos lineares das línguas, no caso em questão, a língua de sinais e a língua portuguesa, dando um novo formato de múltiplas semioses que se pode usar no ensino da língua portuguesa para estudantes surdos. Conclui-se que com a prática translíngue, é  possível chegar ao entendimento no processo de produção de sentido do estudante surdo, dessa forma, a utilização de outras mídias pode favorecer a ampliação de léxicos e ampliar sentidos permitindo uma grande contribuição no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

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Citas

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Publicado

2017-07-08

Cómo citar

Dias, N., Anache, A. A., & Maciel, R. F. (2017). Facebook na construção e ampliação de sentido na comunicação dos estudantes surdos. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 5(6), 15–22. https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i6.6279

Número

Sección

Artigos