Aplicação e desempenho do ensino a distância através do sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí nos polos UAB.
Palabras clave:
SIGAA. Ensino a Distância. Aplicação. Desempenho.Resumen
Com o objetivo de explanar sobre a aplicação e desempenho do Ensino a Distância através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), nos polos EaD, relata-se nesse artigo as vantagens e deficiências encontradas nesse sistema considerado inovador, além de apresentar o funcionamento da Plataforma, seus agentes integrantes e divisão de trabalhos exercidos por cada setor. Vale salientar que apesar do sistema ser amplo e moderno, ainda apresenta alguns problemas que vêm prejudicando alunos de variados cursos ofertados nessa modalidade EAD. Contudo, essas desarmonias podem ser debeladas com adequações na parte pedagógica, treinamento de tutores e alunos no manuseio adequado do SIGAA, para que haja sucesso de ensino e aprendizagem nessa modalidade. Ampliar o acesso do tutor presencial ao sistema Integrado e aprimorar o treinamento do tutor, que tem um contato mais direto com o discente, poderá minimizar os problemas encontrados e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.Descargas
Citas
BELLONI, M. L. Educação a Distância. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
HOLMBERG. B. The Role of Media in Distance Education as a Key Academic Issue, in BATES, A. W. (ed.), Media and Technology in European Distance Education. EADTUEuropean Association of Distance Teaching Universities, 1990.
MOORE, M.G. Recent contributions to the theory of distance education. Open Learning, v.5, p.10-15, 1990.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo, SP: Papirus, 2000.
_______. Educação Online. São Paulo: Loyola, 2003.
PALLOFF, M. R.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para a sala de aula online. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PETERS, O. Distance Teaching and Industrial Production: A Comparative Interpretation in Outline, in SEWART, D. et alii (eds.), Distance Education: International Perspectives. Londres/ Nova Iorque: Croomhelm/St. Martin’s, 1983.
SIQUEIRA, Romilson Martins. O Programa “Um Salto para o Futuro” e o discurso da formação continuada de professores. Entre o discurso e a prática que se propaga no Programa “Um Salto para o Futuro”. Capturado em 08 jul. 2016. Disponível em: http://www.anped.org.br/24/T0518408126923.DOC.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.