Qualidade da educação a distância e o uso das tecnologias de informação e comunicação
Palabras clave:
Formação Docente. Tecnologia Educacional. Pro-info Integrado.Resumen
A educação a distancia tem crescido muito nas ultimas décadas, uma vez que tem proporcionado a todos que tem interesse, em que antes o acesso ao ensino era dificultado pela impossibilidade de acesso, a inserção na educação. Trata-se de um artigo que tem como objetivo evidenciar ao longo da história da educação no Brasil o avanço da educação brasileira, iniciando o processo de alfabetização através de correspondências chegando a educação a distância através do uso de tecnologias de informação e comunicação, aprofundando a discussão o crescimento desta prática ganhando grande destaque através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Para a pesquisa foram considerados os artigos publicados no Brasil, entre os anos de 1996 a 2015. Foram encontrados 23 artigos, livros e portarias ministeriais que foram lidas. Conclui-se que a educação a distancia possui um papel primordial na educação, aumentando seu espaço a cada dia mais, e o uso das TICs são primordiais para a continuidade deste processo, tornando-se cada vez mais fundamental e indispensável.Descargas
Citas
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. In: PROINFO: Informática e formação de professores. Vol. 2. Secretaria de Educação a Distância. Brasília, DF: Ministério da Educação, SEED, 2000.
ALONSO, Katia Morosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educação e Sociedade. Campinas, SP, v. 29, n. 104, p. 747-768, out. 2008. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0629104.pdf. Acesso em: 12 out. 2012.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sinopses Estatísticas da Educação Básica (2008 a 2011). Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 10 jul. 2012.
______. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO). Brasília, DF, Diário Oficial da União, 13 de dezembro de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6300.htm. Acesso em: 20 jun. 2012.
______. Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância. Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) Diretrizes, 1997. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/proinfo_diretrizes1.pdf. Acesso em: 10 jul. 2012.
______. Ministério da Educação Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997. Cria o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO). Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22148. Acesso em: 20 abr. 2012.
CAVELLUCI, Lia Cristina Barata; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Elaboração de projetos: guia do formador. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, 2009.
DEMO, Pedro. Habilidades do século XXI. Boletim Técnico do Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 34, n.2, maio/ago. 2008. Disponível em:
http://www.senac.br/BTS/342/artigo-1.pdf. Acesso em: 20 abr. 2015.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embates entre projetos de formação. Educação e Sociedade. Campinas, SP v. 23, n. 80, p. 136-167, set. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12928.pdf. Acesso
em: 12 out. 2012.
GONÇALVES, Marluce Torquato Lima; NUNES, João Batista Carvalho. Tecnologias de informação e comunicação: limites na formação e prática dos professores. In: 29ª Reunião Anual de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Caxambu, MG, 2006. Disponível
em: http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT16-2177--Int.pdf. Acesso em: 15 out. 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. 1998. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n08/n08a06.pdf. Acesso em: 13 out. 2012.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto nº 12.437, de 31 de outubro de 2007. Reorganiza os Núcleos de Tecnologia Educacional, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação e dá outras providências. Campo Grande MS, Diário Oficial do Estado, 1º de novembro de
Disponível em:
http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO7085_01_11_2007.pdf Acesso em: 2 de jul. 2012.
______. Resolução SED nº 2.067, de 20 de dezembro de 2006. Dispõe sobre o funcionamento dos Núcleos de Tecnologia Educacional-NTE, e dá outras providências. Campo Grande MS, Diário Oficial do Estado, 21 de dezembro de 2006. Disponível em:
http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO6873_21_12_2006.pdf. Acesso em: 2 de jul. 2012.
______. Resolução SED nº 1.328, de 9 de fevereiro de 1999. Normatiza o funcionamento dos Núcleos de Tecnologia Educacional, criados pelo Decreto nº 9.271, de 17 dezembro de 1998 e dá outras providências. Campo Grande, MS, Diário Oficial do Estado, de 10 fevereiro de 1999. Disponível em: http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO4956_10_02_1999.pdf. Acesso em: 2 jul.2012.
PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? 2000. Revista Iberoamericana de Educación. Disponível em: http://www.rieoei.org/rie24a03.htm. Acesso em: 12 out. 2012.
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. O uso do computador na formação do professor: um enfoque reflexivo da prática pedagógica. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, 1999. Disponível em: http://escola2000.net/eduardo/textos/proinfo/livro14-Elisabeth%20Brisola.pdf. Acesso em: 23 de jul. 2012.
RAMOS, Edla Maria Faust; ARRIADA, Mônica Carapeços; FIORENTINI, Leda Maria Rangearo. Introdução à Educação Digital. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, 2009.
REVISTA TEMA. O novo ABC. 1997. Disponível em:
http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/tema/162/materia11.htm. Acesso em: 25 jul. 2012.
SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; AMARAL, Ana Lúcia. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, 2008.
SILVA, Marco Antônio da; CLARO, Tatiana. A docência online e a pedagogia da transmissão. Boletim Técnico do SENAC. Rio de Janeiro, RJ, v. 33, n.2, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/332/artigo-7.pdf. Acesso em: 15 jul. 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.