Análise da violência doméstica no município de Jardim, Mato Grosso do Sul: algumas considerações sobre o papel da gestão pública.

Autores/as

  • Marcilene Romeiro Moraes UFGD

Palabras clave:

Violência doméstica. Mulher. Saúde da Família.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar a violência em mulheres no município de Jardim, destacando o histórico de notificações do ano de 2013 e sua distribuição em vilas e bairros da cidade. O trabalho propõe apresentar dados estatísticos para auxiliarem nas ações desenvolvidas pelos centros de referência e atendimento a mulher, bem como auxiliar os agentes comunitários de saúde a orientar as famílias nas denúncias, visando uma melhor qualidade de vida da população Jardinense. Dessa forma, este artigo contribuirá para uma avaliação de como e onde estão localizadas as áreas de maior incidência das violências, descrevendo e analisando as localidades no intuito de auxiliar o trabalho dos gestores públicos dos centros de referência e nas equipes de saúde da família de cada localidade, desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

LOURENÇO, Nelson. LISBOA, Manuel. PAIS, Elza. Violência contra as mulheres Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres. Lisboa, 1997.

COSTA, José Martins Barra da. Sexo, Nexo e Crime. Lisboa: Edições Colibri, 2003.

PORTUGAL, Sílvia. “De que falamos quando falamos de violência doméstica?” Coimbra: Quarteto, 2003.

FONSECA, Lígia. SOARES, Catarina. VAZ, Júlio. A Sexologia – perspectiva multidisciplinar II. Coimbra: editora Quarteto, 2003.

MACHADO, Carla e Gonçalves. ABRUNHOSA, Rubem. Violência e Vítimas de Crimes. Coimbra: Editora Quarteto, 2003.

PORTAL DA SAÚDE: Sistema de informação de agravos de notificação –

SINAN Disponível em: http://dtr2004.saude.gov.br/sinanweb/. Acessado em: 03/06/2014 as 11h01minh.

http://www.ibge.gov.br/ acessado em: 30.06.2014 as 10h49minh.

Publicado

2017-02-15

Cómo citar

Moraes, M. R. (2017). Análise da violência doméstica no município de Jardim, Mato Grosso do Sul: algumas considerações sobre o papel da gestão pública. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 4(5), 76–83. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/3369

Número

Sección

Artigos