Análise da violência doméstica no município de Jardim, Mato Grosso do Sul: algumas considerações sobre o papel da gestão pública.
Palabras clave:
Violência doméstica. Mulher. Saúde da Família.Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar a violência em mulheres no município de Jardim, destacando o histórico de notificações do ano de 2013 e sua distribuição em vilas e bairros da cidade. O trabalho propõe apresentar dados estatísticos para auxiliarem nas ações desenvolvidas pelos centros de referência e atendimento a mulher, bem como auxiliar os agentes comunitários de saúde a orientar as famílias nas denúncias, visando uma melhor qualidade de vida da população Jardinense. Dessa forma, este artigo contribuirá para uma avaliação de como e onde estão localizadas as áreas de maior incidência das violências, descrevendo e analisando as localidades no intuito de auxiliar o trabalho dos gestores públicos dos centros de referência e nas equipes de saúde da família de cada localidade, desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde.Descargas
Citas
LOURENÇO, Nelson. LISBOA, Manuel. PAIS, Elza. Violência contra as mulheres Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres. Lisboa, 1997.
COSTA, José Martins Barra da. Sexo, Nexo e Crime. Lisboa: Edições Colibri, 2003.
PORTUGAL, Sílvia. “De que falamos quando falamos de violência doméstica?” Coimbra: Quarteto, 2003.
FONSECA, Lígia. SOARES, Catarina. VAZ, Júlio. A Sexologia – perspectiva multidisciplinar II. Coimbra: editora Quarteto, 2003.
MACHADO, Carla e Gonçalves. ABRUNHOSA, Rubem. Violência e Vítimas de Crimes. Coimbra: Editora Quarteto, 2003.
PORTAL DA SAÚDE: Sistema de informação de agravos de notificação –
SINAN Disponível em: http://dtr2004.saude.gov.br/sinanweb/. Acessado em: 03/06/2014 as 11h01minh.
http://www.ibge.gov.br/ acessado em: 30.06.2014 as 10h49minh.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.