Formação continuada de professores no contexto da educação a distância: concepções de docentes formadores sobre essa relação

Autores/as

  • Marta Henrique da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Sérgio Paulino Abranches Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Formação Continuada de professores. Educação a Distância. Ensino Superior.

Resumen

Neste artigo, analisamos as concepções de docentes formadores do ensino superior sobre a formação continuada no contexto da educação a distância, sendo esta um recorte da pesquisa feita e defendida como dissertação de mestrado. Tivemos como campo um curso de Pós-Graduação – Lato Sensu e os dados foram coletados através de questionário e de entrevista, e para a análise seguimos o modelo de “Análise de Conteúdo” proposto por Bardin (2009). O estudo mostrou que os/as docentes buscam, em relação à formação continuada a distância, sobretudo, proporcionar uma formação sólida, passível de ser apreendida pela aquisição de um significativo conjunto de competências e dinâmicas que permitam a atuação individual, e ao mesmo tempo coletiva, acadêmica e profissional.

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Biografía del autor/a

Marta Henrique da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE e integrante do Grupo de Estudo em Novas Tecnologias e Educação (GENTE/UFPE/CNPq). Formação Acadêmica em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). 

Sérgio Paulino Abranches, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1982), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática e educação, educação a distância, formação de professores, novas tecnologias e educação e educação e comunicação.

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Publicado

2016-03-01

Cómo citar

da Silva, M. H., & Abranches, S. P. (2016). Formação continuada de professores no contexto da educação a distância: concepções de docentes formadores sobre essa relação. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 3(4), 9–20. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/3293

Número

Sección

Artigos