A Integração da Robótica Educacional como Eletiva Curricular no Ensino Fundamental: um relato de experiência docente

Autores

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Formação Docente, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência com a implementação da robótica educacional na escola pública de Mombaça-CE, evidenciando a importância da formação docente, sobretudo diante das limitações estruturais, como a ausência de laboratório de informática e problemas de conexão. A iniciativa visa promover o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e o pensamento computacional em estudantes do ensino fundamental, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Programa Escola em Tempo Integral. A metodologia utilizou recursos visuais, vídeos, simuladores como o Modelix System, além de atividades teóricas e analogias, facilitando o aprendizado mesmo com recursos limitados. Os resultados indicam que, com criatividade e suporte adequado, é possível criar um ambiente de aprendizagem significativo, estimulando o interesse dos alunos e promovendo metodologias inovadoras na prática pedagógica. Essas ações contribuem para ampliar a inclusão digital e preparar estudantes para os desafios do mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Lima Cavalcante, UFC

UFC

Lucas Evangelista Lopes, UECE

UECE

Downloads

Publicado

25-08-2025

Como Citar

Cavalcante, J. L., & Lopes, L. E. (2025). A Integração da Robótica Educacional como Eletiva Curricular no Ensino Fundamental: um relato de experiência docente. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 323–333. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20544

Edição

Seção

Relatos de experiência