A Integração da Robótica Educacional como Eletiva Curricular no Ensino Fundamental: um relato de experiência docente
Palabras clave:
Robótica Educacional, Formação Docente, Ensino FundamentalResumen
Este trabalho apresenta uma experiência com a implementação da robótica educacional na escola pública de Mombaça-CE, evidenciando a importância da formação docente, sobretudo diante das limitações estruturais, como a ausência de laboratório de informática e problemas de conexão. A iniciativa visa promover o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e o pensamento computacional em estudantes do ensino fundamental, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Programa Escola em Tempo Integral. A metodologia utilizou recursos visuais, vídeos, simuladores como o Modelix System, além de atividades teóricas e analogias, facilitando o aprendizado mesmo com recursos limitados. Os resultados indicam que, com criatividade e suporte adequado, é possível criar um ambiente de aprendizagem significativo, estimulando o interesse dos alunos e promovendo metodologias inovadoras na prática pedagógica. Essas ações contribuem para ampliar a inclusão digital e preparar estudantes para os desafios do mundo contemporâneo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
