Entre o Real e o Simulacro: provocações de O Show de Truman à educação digital

Autores/as

Palabras clave:

Simulacro, O Show de Truman, Educação Crítica, Emancipação

Resumen

Este artigo objetiva analisar como o filme O Show de Truman: o show da vida (1998) ilustra os conceitos de simulação, simulacro e hiper-realidade, conforme propostos por Baudrillard, buscando compreender as possíveis contribuições dessa análise para a educação no que se refere ao desenvolvimento da criticidade e da emancipação dos sujeitos diante dos efeitos das mídias e das tecnologias digitais. A investigação, de natureza bibliográfica, fundamentou-se em autores como Baudrillard (1981), Marcuse (1998), Stuart Hall (2015), Freire (1996), Giroux (1997), Imbernón (2011), etc. Os resultados evidenciaram como o filme oferece subsídios para uma crítica sobre questões de simulação, simulacro e hiper-realidade por meio dos mecanismos de comunicação, assim como elementos para refletir e problematizar uma educação que valorize a crítica, a ética e a emancipação dos sujeitos em um mundo marcado por simulacros, algoritmos e excesso de informação. Conclui-se que a educação digital enfrenta o desafio de formar sujeitos capazes de ler e interpretar os discursos midiáticos com autonomia crítica, diante dos efeitos da cultura da virtualização da vida.

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Biografía del autor/a

Débora Suzane Gomes Mendes , UFMG

UFMG

Publicado

2025-08-25

Cómo citar

Mendes , D. S. G. (2025). Entre o Real e o Simulacro: provocações de O Show de Truman à educação digital. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 163–176. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20532

Número

Sección

Artigos