Entre o Real e o Simulacro: provocações de O Show de Truman à educação digital
Palabras clave:
Simulacro, O Show de Truman, Educação Crítica, EmancipaçãoResumen
Este artigo objetiva analisar como o filme O Show de Truman: o show da vida (1998) ilustra os conceitos de simulação, simulacro e hiper-realidade, conforme propostos por Baudrillard, buscando compreender as possíveis contribuições dessa análise para a educação no que se refere ao desenvolvimento da criticidade e da emancipação dos sujeitos diante dos efeitos das mídias e das tecnologias digitais. A investigação, de natureza bibliográfica, fundamentou-se em autores como Baudrillard (1981), Marcuse (1998), Stuart Hall (2015), Freire (1996), Giroux (1997), Imbernón (2011), etc. Os resultados evidenciaram como o filme oferece subsídios para uma crítica sobre questões de simulação, simulacro e hiper-realidade por meio dos mecanismos de comunicação, assim como elementos para refletir e problematizar uma educação que valorize a crítica, a ética e a emancipação dos sujeitos em um mundo marcado por simulacros, algoritmos e excesso de informação. Conclui-se que a educação digital enfrenta o desafio de formar sujeitos capazes de ler e interpretar os discursos midiáticos com autonomia crítica, diante dos efeitos da cultura da virtualização da vida.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
