Semiose de Peirce: uma análise semiótica de imagens da plataforma educacional Wordwall

Autores/as

Palabras clave:

Semiose de Peirce, Ferramentas digitais, Educação Básica, Wordwall

Resumen

A plataforma educacional Wordwall oferece uma variedade de atividades personalizáveis úteis na abordagem das mais diversas disciplinas da Educação Básica. Este estudo envolveu a análise semiótica de três imagens de modelos de atividades disponíveis no Wordwall, visando compreender como os signos presentes podem influenciar na escolha dos recursos educacionais disponíveis na plataforma. Para tanto, foi empregada a tríade semiótica de Peirce para classificar e interpretar os elementos visuais das imagens selecionadas. Os resultados sugerem que a análise semiótica pode contribuir para uma melhor compreensão de como os signos afetam a seleção de recursos do Wordwall, e como a escolha dos modelos pelos usuários pode ser influenciada pela clareza com que a imagem transmite a dinâmica da atividade. O estudo reforça o papel central da semiótica de Peirce na análise da linguagem, que colabora para uma compreensão mais profunda dos signos e suas significações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabel Cristine Nogueira Gomes, UFRJ

UFRJ

Alda Ernestina dos Santos, IFMG

IFMG

Publicado

2025-08-25

Cómo citar

Gomes, I. C. N., & Santos, A. E. dos. (2025). Semiose de Peirce: uma análise semiótica de imagens da plataforma educacional Wordwall. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 122–133. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20529

Número

Sección

Artigos