Semiose de Peirce: uma análise semiótica de imagens da plataforma educacional Wordwall
Keywords:
Semiose de Peirce, Ferramentas digitais, Educação Básica, WordwallAbstract
A plataforma educacional Wordwall oferece uma variedade de atividades personalizáveis úteis na abordagem das mais diversas disciplinas da Educação Básica. Este estudo envolveu a análise semiótica de três imagens de modelos de atividades disponíveis no Wordwall, visando compreender como os signos presentes podem influenciar na escolha dos recursos educacionais disponíveis na plataforma. Para tanto, foi empregada a tríade semiótica de Peirce para classificar e interpretar os elementos visuais das imagens selecionadas. Os resultados sugerem que a análise semiótica pode contribuir para uma melhor compreensão de como os signos afetam a seleção de recursos do Wordwall, e como a escolha dos modelos pelos usuários pode ser influenciada pela clareza com que a imagem transmite a dinâmica da atividade. O estudo reforça o papel central da semiótica de Peirce na análise da linguagem, que colabora para uma compreensão mais profunda dos signos e suas significações.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
