A Utilização de Formulários Eletrônicos na Coleta e Análise de Dados: algumas reflexões
Palabras clave:
Pesquisa, Formulários Eletrônicos, Tics, Mundo DigitalResumen
Este estudo propõe uma reflexão sobre a eficácia dos formulários eletrônicos na coleta de dados para pesquisas, destacando desafios e soluções tecnológicas emergentes. O objetivo principal é analisar as ferramentas mais eficientes e precisas na coleta e análise de dados através dos formulários eletrônicos. Os objetivos secundários incluem a analisar a interação entre as ferramentas de coleta de dados e os pesquisadores; a identificar os benefícios do uso de formulários eletrônicos para a coleta, tratamento e análise de dados e; refletir sobre os desafios enfrentados pelos pesquisadores nesta área. Utilizou-se um modelo de pesquisa bibliográfica e documental, com os dados qualitativos interpretados por meio da análise de conteúdo. O estudo demonstra que os formulários eletrônicos se mostram eficazes na coleta de dados precisos, embora desafios de acessibilidade e usabilidade tenham sido identificados. A segurança dos dados tem sido satisfatória, mas questões de privacidade persistem. Em conclusão, o estudo aponta que, apesar dos desafios, os formulários eletrônicos são uma ferramenta valiosa para a realização de pesquisas, destacando a necessidade de melhorias contínuas para maximizar sua eficácia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
