O Ensino Presencial com Mediação Tecnológica sob o Olhar do Professor Presencial do Amazonas
Palabras clave:
Ensino Mediado por Tecnologia, Necessidades formativas, Mediação PedagógicaResumen
O estudo aqui apresentado investiga o Ensino Presencial com Mediação Tecnológica (EPMT) sob a perspectiva de professores presenciais do Estado do Amazonas. Trata-se de um diagnóstico, recorte de uma pesquisa de mestrado, que objetivou conhecer o perfil formativo desses professores, suas expectativas e percepções acerca do seu trabalho docente no EPMT. Nesse formato as aulas acontecem presencialmente, com a presença de um professor presencial, que atua como mediador pedagógico, e um professor ministrante, que apresenta a aula em estúdio, em tempo real. A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando um questionário semiestruturado enviado em formato digital aos professores presenciais de 05 municípios do estado. A análise dos dados seguiu os pressupostos de Creswell (2007). Os resultados indicaram que os professores estão satisfeitos com as formações e orientações oferecidas, mas enfrentam desafios relacionados à desmotivação dos estudantes, dificuldades de adaptação de conteúdo e problemas no uso e manutenção das tecnologias, revelando-se assim necessidades formativas que podem ser atendidas por meio de formações continuadas que tenham como norte o atendimento às demandas dos docentes, de modo a contribuir com seu desenvolvimento profissional e, paralelamente, com a melhoria da educação básica no Amazonas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
