Gestão escolar participativa: caminhos para participação das famílias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18134

Palabras clave:

Gestão participativa, Família, Gestão Escolar

Resumen

Artigo que aborda a participação das famílias na escola e, considerando a concepção da gestão democrática, questiona quais ações a escola pública tem traçado para viabilizar a participação das famílias no contexto escolar e se essas ações atendem a perspectiva da gestão participativa. O objetivo é analisar a perspectiva teórica das ações de gestão voltadas para a participação da família no contexto escolar, viabilizadas em uma escola pública da Rede Estadual/MS, uma vez que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN/1996 - prevê a gestão democrática para as escolas públicas e coloca as formas de participação dos segmentos escolares. Para tanto, fez-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e de campo. A fundamentação teórica e legal conta com as produções de Nogueira (2006), Paro (2000), Sá (2001; 2002), Lück (2006) e Libâneo, Toschi e Oliveira (2011) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Para pesquisar as ações realizadas no cotidiano escolar, delimitou-se uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada no munícipio de Deodápolis-MS, na qual foi realizada entrevista semiestruturada com a direção da escola. O estudo permitiu perceber que a participação dos pais na escola é de suma importância, mas que nem sempre essa participação acontece como deveria. Os dados da entrevista demonstraram que, apesar das definições dos teóricos a respeito de uma gestão voltada para participação de todos, não é possível, ainda, conceituar as ações desenvolvidas na escola como sendo participativa, já que muitas ações realizadas não contribuem para que a participação se realize. Nessa perspectiva os gestores, juntamente com os envolvidos no ambiente escolar, precisam avançar nos caminhos que viabilizem a participação das famílias, capaz de construir a gestão, de fato, democrática.

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Biografía del autor/a

Leiliane dos Santos de Lima, UNIGRAN

Graduada pela UNIGRAN

Sonia Maria Borges de Oliveira, UNIGRAN

Docente da UNIGRAN

Publicado

2024-03-08 — Actualizado el 2024-04-09

Versiones

Cómo citar

de Lima, L. dos S., & de Oliveira, S. M. B. (2024). Gestão escolar participativa: caminhos para participação das famílias. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(15), 173–184. https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18134 (Original work published 8 de marzo de 2024)